Skip to main content
mulher-coordenadora-pedagogica

Você sabe quais são as responsabilidades do coordenador pedagógico?

O coordenador pedagógico é o responsável por exercer a função de ordenar e auxiliar os profissionais que fazem parte da equipe pedagógica de uma escola. Ele é o elo entre os professores e o diretor, sendo um personagem fundamental para a prática eficiente do ensino e para a boa convivência de todos os profissionais.

No dia a dia escolar o coordenador pedagógico pode encontrar diversos desafios, como desvios de sua função à medida que os demais cargos o vejam como um faz-tudo. Assim, esse profissional precisa saber exatamente quais são as suas responsabilidades, de modo que consiga atuar corretamente em seu cargo e realizar o que precisa ser feito na escola.

Afinal, quais são as responsabilidades do coordenador pedagógico?

A função do coordenador pedagógico complementa as responsabilidades de formar, articular e transformar, além de garantir que a qualidade do ensino da escola esteja de acordo com as propostas definidas pela equipe pedagógica, isto é, o plano político pedagógico. Confira a seguir quais são as verdadeiras responsabilidades deste profissional:

– Estruturar e conduzir tudo aquilo que está relacionado aos interesses pedagógicos da escola, isto é, todas as demandas que estejam relacionadas com o interesse didático e educacional da instituição de ensino em questão.

– O coordenador pedagógico é o profissional responsável por auxiliar e conduzir a elaboração do plano político pedagógico, algo a ser feito em conjunto com os professores. É o coordenador quem irá propor as melhores maneiras para que todos desempenhem o plano político pedagógico com eficiência e qualidade.

– Atua também como o encarregado de verificar se os recursos indispensáveis para a execução das aulas e das reuniões estão de acordo com o que é necessário. Porém, não faz parte do papel do coordenador pedagógico verificar se os ambientes escolares estão organizados.

– A construção da ponte entre pais e responsáveis e a escola é feita pelo coordenador pedagógico, já que ele será quem apresentará a prática pedagógica para os pais e responsáveis e quem poderá reduzir os prováveis problemas de disciplina dos alunos, além de trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos mesmos.

– Para a execução de uma excelente prática pedagógica, é preciso que os professores estejam atualizados em relação às suas formações. Dessa forma, o coordenador pedagógico é o membro que irá atuar como formador, instruindo os profissionais da escola a buscarem atualização em sua carreira.

– Como articulador, esse membro da escola tem a responsabilidade de ofertar o que é necessário para que a equipe pedagógica consiga desenvolver e trabalhar as propostas educativas de forma conjunta, proporcionando uma educação de qualidade para as crianças e para os jovens.

– O coordenador pedagógico também tem a responsabilidade de atuar como transformador, incentivando seus professores a serem educadores questionadores e, principalmente, críticos.

Todas as escolas necessitam de um profissional capaz de ser o responsável por assegurar que as práticas de ensino serão realizadas com qualidade e profissionalismo. O coordenador pedagógico é esse profissional e, para colocar em prática as suas responsabilidades, ele necessita do apoio do diretor, dos professores e das famílias. Dessa forma, ele irá conseguir contribuir corretamente com a formação dos alunos.

Como é o trabalho do coordenador pedagógico de sua escola? Quais são as suas responsabilidades? Conte para nós nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *