Skip to main content
Você sabe o que são os ODS Entenda como você pode aplicá-lo no currículo escolar

Você sabe o que são os ODS? Entenda como você pode aplicá-lo no currículo escolar

Adotados durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em setembro de 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS – consistem em uma agenda composta por 17 objetivos e 169 metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável de todos os países envolvidos nessa missão.

Reunindo organizações oriundas do setor privado, da sociedade civil e governos locais, a iniciativa visa o engajamento e conscientização de todos para que as metas propostas sejam atingidas até o ano de 2030.

As ações planejadas envolvem quatro áreas principais: social, ambiental, econômica e institucional – abrangendo uma série de desafios para erradicação de pobreza e da fome, segurança alimentar, igualdade de gênero, redução das desigualdades sociais e econômicas, sustentabilidade e proteção aos ecossistemas terrestres e marinhos, industrialização, entre outros assuntos.

Como trabalhar os ODS na escola?

As metas idealizadas pelos ODS podem nortear uma série de projetos para incutir em crianças e jovens as premissas estabelecidas por essa agenda global. Acompanhe algumas dicas para engajar alunos, pais, professores e equipe pedagógica nessa missão.

  1. Estude a fundo o projeto, entenda quais são os 17 desafios propostos e estabeleça conexões entre a agenda e a plano pedagógica de sua instituição, que podem ser adaptados de acordo com a realidade local.
  2. Caso a escola já tenha projetos em andamento que se relacionam com os desafios propostos é possível fazer uma conexão entre os temas e aproveitar o trabalho que já foi feito anteriormente.
  3. Insira as discussões em reuniões pedagógicas, encontros do Conselho Escolar, em sala de aula, etc. Possibilite a conexão das pessoas envolvidas no plano pedagógico com os objetivos propostos pela agenda.
  4. De forma colaborativa, elabore uma agenda de ações a partir dos desafios propostos que se relacionam com o Plano Político Pedagógico da escola.
  5. Planeje ações de marketing (direcionados para dentro e para fora da escola) que comuniquem o engajamento da instituição em relação a um conjunto de ações globais comprometidas com a construção de um mundo mais digno e igualitário para todos.
  6. Promova ou inclua a instituição em redes de parceria com outras escolas. Essa prática fortalece as ações locais e possibilita um intercâmbio de ideias e metodologias para aplicar os objetivos no dia a dia da comunidade escolar.
  7. Os ODS’s podem ser ferramentas altamente eficientes para buscar um modelo de aprendizagem mais inclusivo, humano e consciente, além de servir como um guia para que as ações sociais e ambientais de sua escola tenham ainda mais impactos positivos na comunidade local e no mundo.

Implementar algumas das ações propostas e inseri-las no contexto de sua instituição pode trazer ganhos importantes para seus alunos, conscientizando-os da relevância dessas questões e transformando-as em benefícios para toda a comunidade escolar, além de colocar a escola como promotora de ações que estimulam o desenvolvimento sustentável e justo para todos.

Na sua instituição de ensino já existem ações alinhadas com a agenda dos ODS? Quais resultados positivos foram observados? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *