Skip to main content

Você costuma acompanhar o desenvolvimento escolar do seu filho?

Muitos pais podem nem perceber, mas a família também é parte importante no desenvolvimento escolar da criança. Os pais têm o direito e também o dever de acompanhar o processo da educação dos seus filhos.

Quando estão na escola, a aprendizagem e o comportamento que muitas crianças apresentam em certas atividades, às vezes são influenciados pelo ambiente familiar. A escola passa o conhecimento, mas a criança precisa ter uma base, e essa base tem que vir de casa. Por isso, dar total apoio aos filhos e participar ativamente do ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças.

Saber como estar presente nesse processo da educação dos filhos, com certeza ajuda a construir um futuro melhor. Conhecer os professores e participar de todas as reuniões que a escola promove é essencial; outra forma de ajudar os filhos é com as tarefas. Os pais não precisam apresentar as respostas das tarefas, mas devem guiar os filhos à elas.

Também podem verificar o caderno do filho diariamente para ver o que ele aprendeu; procurar conversar sobre como foi o dia na escola, com quem ele fez atividade e o principal, impedir que a criança falte a aula.

Planeje o seu tempo

Muitas vezes a desculpa de muitos pais não acompanharem o desenvolvimento escolar dos filhos, é atribuída a falta de tempo. Mas nem tudo está perdido. Com um simples planejamento, que pode ser feito no computador, ou estipulados numa folha e colados na geladeira, por exemplo, os pais conseguem organizar uma rotina e dividir o tempo entre eles e os filhos. Determine um horário para a criança brincar, um horário para estudos em que você consiga acompanha-lo, um horário para dormir, entre outras atividades.

Que tal planejar uma brincadeira com os livros?

Ler é importante. E a família deve fazer com que a criança pegue o gosto pela leitura. Ter o contato com os livros desde cedo é fundamental para incentivar a criança a ler. Os filhos podem ter este contato brincando com um livro, vendo as imagens, entre outras formas. Os benefícios da leitura são vários. Especialistas em educação dizem que quem lê adquire cultura, consegue escrever melhor, e consequentemente tem um melhor desempenho na escola.

Em tempos de tecnologia, fazer a criança se interessar por um livro e não por um brinquedo tecnológico não é tarefa fácil. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar os pais a encantarem as crianças com a leitura.

Uma das atividades que a família pode fazer com a criança no período da alfabetização é tentar misturar a brincadeira com a leitura, fazendo, por exemplo, com que a criança crie o seu próprio livro, ou ilustre uma história.

Pesquisas já mostraram que a leitura é a base para todas as matérias. Quanto mais cedo as crianças puderem ter acesso aos livros, melhor será o desempenho delas na escola. Mas preste atenção: as crianças devem ler por prazer e não por obrigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *