- Vale a pena desenvolver um blog para sua escola

Vale a pena desenvolver um blog para sua escola?

Na era digital, em que a internet é o principal meio de pesquisas e de comunicação entre as pessoas, muitas empresas têm aderido à ideia de criar blogs e sites, a fim de oferecer seus serviços e divulgar sua marca, além de disponibilizar conteúdo de qualidade e gratuito sobre assuntos relevantes da sua área de atuação. Nesse sentido, muitos gestores escolares ficam em dúvida: será que vale a pena desenvolver um blog para minha escola? Isso traria algum benefício para a instituição?

A resposta para essas duas perguntas é: sim; e a Sponte mostra, neste artigo, alguns benefícios que a criação de um blog traz para sua escola. Acompanhe a leitura e confira!

Mas, afinal, o que é e como funciona um blog?

Um blog é um canal de comunicação digital que tem como principal objetivo divulgar conteúdos relevantes e gratuitos para o público, trazer visibilidade para a escola e posicionar sua empresa no mercado, necessitando sempre ser carregado de materiais interessantes sobre a sua área de atuação (se, por exemplo, sua escola é de ensino médio, é importante que seja divulgado no blog assuntos de interesse do público-alvo desse segmento).

Dessa forma, a criação de um blog pode ser benéfica para as instituições que desejam valorizar o desempenho de seus funcionários e alunos, além de se posicionar melhor no mercado e atrair novos estudantes.

O que publicar e os benefícios da criação de um blog?

1. Divulgação de videoaula e materiais dos docentes

Divulgar no blog materiais e videoaulas do seu corpo docente traz visibilidade para seus profissionais e para sua escola, mostrando que sua empresa é especialista no segmento e que seus professores são altamente qualificados.

Além disso, a publicação desses conteúdos mostra que a escola valoriza e reconhece o trabalho de seu corpo docente, trazendo integração para a equipe e bem-estar no desenvolvimento das atividades diárias.

2. Divulgação dos trabalhos e conquistas dos alunos

Outros materiais que podem ser publicados no blog são os trabalhos e as conquistas de seus alunos.

Fazendo isso, você demonstra para o público que a qualidade da sua instituição reflete diretamente no bom desempenho dos estudantes e na excelência das atividades produzidas.

Com essa divulgação, a escola também reconhece os esforços e dedicação dos alunos e mostra o quão valioso é o trabalho desenvolvido por eles no dia a dia.

3. Divulgação da marca e posicionamento no mercado

Além dos conteúdos especificados acima, podem ser divulgados no blog algumas informações referentes à instituição – como o projeto pedagógico e fotos e textos sobre eventos que ocorreram na escola.

Todos os conteúdos publicados ajudam na divulgação da sua instituição de ensino no mundo digital e a posiciona no mercado como uma empresa especialista e com autoridade no seu segmento.

4. Captação de leads

Por fim, quando uma empresa se posiciona no mundo digital, onde a maioria das pessoas buscam informações, ela é vista e lembrada. Ou seja, quando um estudante (ou pai) encontra materiais da sua escola na internet, ele a tem como referência em qualidade. Sendo assim, quando precisar de serviços prestados por você, ele lembrará da sua instituição e procurará por ela para fechar negócio.

Dessa forma, a criação de um blog e a divulgação de materiais relevantes garante para a escola maior número de leads, o que é muito importante para sua equipe na captação de novos alunos, principalmente em época de matrícula.

Entretanto, vale ressaltar que manter um blog no ar e atualizado demanda um pouco de tempo e dedicação. Por isso, é importante verificar a disponibilidade desses dois elementos em sua instituição antes optar por essa ferramenta.

Gostou do nosso artigo? Ainda tem dúvidas sobre o que colocar em suas postagens? Conte-nos sua experiência através dos nossos canais de comunicação.

A Sponte está sempre atenta trazendo diversas informações e novidades do mundo educacional para você. Conte sempre com a gente!

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *