Sistema de gestão para escolas: o que é e como funciona

A expressão “gestão escolar” é o nome dado à tarefa de fazer com que a escola tenha mais eficiência nos processos da instituição e com isso consiga também melhorar o ensino.

Fazer a gestão de uma escola envolve uma série de tarefas fundamentais para integrar todas as áreas da escola. Para ser eficaz, é preciso que a gestão faça uma boa administração dos recursos materiais, resolva problemas de manutenção, organize os documentos e que desenvolva um ensino de qualidade.

Além disso, motivar os profissionais da escola para que alcancem seus objetivos e metas, fazer com que os pais dos alunos participem mais da vida escolar dos seus filhos, além de que garantir uma infraestrutura de qualidade e desenvolver cidadãos preparados para a sociedade e para as habilidades do futuro são também características da gestão escolar.

O que é um sistema de gestão para escolas?

Existem desafios na gestão escolar e não são poucos. Durante todo o ano letivo podem surgir os mais diversos problemas, como um professor que está desmotivado, um espaço da escola que precisa de reforma ou altos números de evasão escolar. Assim, o profissional que assume esse cargo precisa estar preparado para enfrentar esses obstáculos, sem deixar de conciliar os objetivos e tarefas de cada área da sua escola – pedagógica, financeira, administrativa e mais.

Um sistema de gestão para escolas, por exemplo, possibilita que o trabalho seja simplificado e que o dia a dia fique mais produtivo para o gestor e demais profissionais da equipe escolar. Com suas mais diversas funcionalidades, há como controlar e monitorar cada área e suas respectivas tarefas.

Quando a escola utiliza um sistema de gestão, ela está acrescentando mais tecnologia em seus processos, de forma que proporcione mais agilidade para as tarefas da administração da escola. A tecnologia também facilita a integração entre todas as áreas da escola, já que com o sistema de gestão, o gestor pode visualizar as atividades de cada setor.

Você sabe como funciona o Software de Gestão Escolar Sponte?

O Software de Gestão Escolar Sponte disponibiliza funcionalidades que auxiliam no gerenciamento dos setores da escola e facilitam a análise do desempenho da gestão pedagógica, comunicação com pais e alunos, gestão financeira, administrativa, entre outras, de forma que o gestor consiga acompanhar o crescimento de sua escola.

Na parte pedagógica, sua escola poderá contar com recursos como programação automática do diário de aulas e conteúdo, mapa de salas e disponibilidades dos professores, registro de frequência por biometria, controle de atividades extras, sistema de avaliações configuráveis, entre outros.

Já na parte financeira, sua escola terá mais agilidade nos processos desse setor. O sistema disponibiliza geração de notas fiscais, controle de contas, cartões, compra e venda de materiais didáticos, emissão de boletos bancários e muito mais.

Com ele, o gestor tem os diagnósticos em tempo real e pode saber tudo o que acontece com a sua instituição, como matrículas e rematrículas, índice de inadimplência por alunos e valores, evasão de alunos, despesas e receitas, e tudo isso em apenas um clique.

Para melhorar a comunicação entre escola, pais e alunos, a Sponte ainda disponibiliza para a sua instituição aplicativos que facilitam a gestão de diversas áreas da escola de forma mais prática e eficiente.

Conheça as vantagens de usar um sistema de gestão

O Sponte é mais agilidade e eficiência para a sua escola. Todos os seus colaboradores farão suas atividades com mais rapidez, e você irá conquistar alunos e pais com uma gestão escolar perfeita. O software de gestão escolar da Sponte é ideal para auxiliar a melhorar toda a instituição. Ele é um sistema que está pronto para atender as necessidades da sua escola. Com ele, você tem uma melhor comunicação, melhor gestão financeira e pedagógica, entre muitos outros benefícios.

A sua escola utiliza um sistema de gestão? Deixe o seu comentário para nós! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *