sala dos professores

Sala dos professores: entenda por que você deve investir nesse espaço

Quando os ambientes de uma escola são estruturados, a escola tende a priorizar os espaços destinados às atividades dos alunos – salas de aula, quadras, área externa, laboratórios etc. No entanto, a estrutura das áreas destinadas aos docentes pode ter impacto direto na produtividade, no relacionamento entre as pessoas, no intercâmbio de ideias e, consequentemente, na qualidade dos serviços prestados em sua instituição. Continue acompanhando nosso artigo e entenda a importância de destinar recursos para a sala dos professores em sua escola. Confira!

Muito além de um espaço de passagem

Durante muito tempo a sala dos professores consistia em um espaço cuja função era apenas acolher os docentes durante os intervalos das aulas. Em muitos casos, mobiliadas com pouquíssimos móveis e equipamentos, o que fazia desse ambiente um local pouco receptivo e não muito propicio à convivência, à troca de ideias e ao estudo – uma área muitas vezes preterida em relação aos outros ambientes da escola e com sua potencialidade pouco explorada pelos gestores.

No entanto, muitas instituições já se atentaram à importância da sala dos professores e têm investido na estrutura necessária para que a equipe não apenas a utilize como um espaço de passagem, mas que possam também planejar suas aulas, corrigir provas e trabalhos, esclarecer dúvidas, realizar consultas e trocar informações.

A sala dos professores ideal

O primeiro passo para planejar uma sala dos professores adequada é considerá-la um local de trabalho, descanso e estudo para os docentes. Dessa forma, e entendendo quais elementos são essenciais para esse tipo de ambiente, é possível estruturar o local de acordo com as demandas desses profissionais. Confira abaixo alguns itens que sua escola pode investir para compor esse espaço:

  1. Mesas grandes (caso o tamanho da sala comporte), em que os professores possam sentar-se juntos, é ideal para promover o diálogo e a troca de opiniões.
  2. Sofás e cadeiras confortáveis tornam o local acolhedor para os momentos de descanso dos professores.
  3. Computadores e biblioteca para apoio e consulta.
  4. Disponibilizar água e café à vontade e, se possível, frutas e biscoitos, pode tornar o local ainda mais amigável.

Ainda que a escola não conte com um espaço grande destinado à sala dos professores, é possível fazer adaptações de acordo com a estrutura e recursos da instituição – o mais importante é disponibilizar um ambiente que favoreça o acesso à informação, à troca pedagógica e o conforto de sua equipe.

Invista em um clima produtivo na sala dos professores

Tão importante quanto à estrutura, o clima da sala dos professores é primordial para que o local cumpra seu propósito de integrar e servir como apoio aos educadores. Nesse sentido, a escola pode interferir ativamente nas relações que ocorrem dentro dela, como o relacionamento entre colegas, gestores e alunos, estimulando um ambiente de diálogo, empatia e reflexão.

Para atingir esse objetivo, é fundamental que os gestores frequentem a sala dos professores para entender as questões que são discutidas lá, propondo melhorias e mantendo o canal de comunicação entre diretores e coordenadores sempre aberto para os temas levantados pela equipe.

A sala dos professores é um local estratégico e extremamente rico para universo educacional. Em sua instituição já existem iniciativas para melhorar esse espaço? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *