Saiba qual é a importância de realizar uma reunião com a comunidade escolar no fim do ano

O final do ano letivo em uma escola é o momento de diversas atividades que marcam o encerramento desse período. Uma dessas atividades é a reunião de final de ano com a comunidade escolar. Nesse importante momento, o gestor precisa seguir com alguns processos, como o de apresentar para os envolvidos aquilo que foi realizado durante o ano.

A comunidade escolar envolve os pais e responsáveis, os estudantes, o gestor, o corpo docente e discente. São eles os responsáveis por organizarem e executarem as demandas que estão relacionadas com os métodos de ensino da escola.

Afinal, qual é a importância de realizar uma reunião com a comunidade escolar no fim do ano?

Fazer uma reunião com os pais e responsáveis é uma das principais atitudes que a escola deve ter em relação à comunidade escolar. É uma maneira de proporcionar a aproximação de familiares e professores, além de ser uma oportunidade de proporcionar a troca de ideias em relação ao ensino e a discussão de informações sobre os estudantes.

Com os membros da comunidade escolar participando da reunião de final de ano, o gestor pode compartilhar quais foram os pontos altos e baixos ao longo do ano, as disciplinas que tiveram desempenhos melhores, os problemas que foram enfrentados, o que foi cumprido em relação ao planejamento inicial, entre outros pontos.

Isso é de grande importância por ser a possibilidade de rever o que precisa ser aprimorado e aquilo que está resultando em ações positivas. A reunião de fim de ano junto com a comunidade escolar é a ocasião destinada para o planejamento de como será o ano letivo seguinte, sendo uma maneira de todos os responsáveis pela aprendizagem estarem juntos e reunirem suas diferentes opiniões e perspectivas.

Os alunos são uma parte fundamental para o desenvolvimento da escola e eles fazem parte da comunidade escolar. Assim, é essencial que eles estejam presentes a fim de opinarem sobre o que acharam das propostas da escola e o que acreditam que precisa ser melhorado. Essa é uma maneira de colocar os estudantes como protagonistas de seu ensino.

No caso dos professores, é importante que possam comentar aquilo que fizeram em suas aulas, as atividades que foram trabalhadas, entre outros fatores. Esses profissionais devem discutir como foi o desempenho dos alunos ao longo do ano escolar para que todos possam propor mudanças para os pontos que precisam ser melhorados.

Como o gestor pode organizar a reunião com a comunidade escolar

O gestor precisa saber como realizar a reunião de fim de ano com a comunidade escolar para que possa garantir uma reunião produtiva. Ele pode se preparar de diferentes maneiras, como com a elaboração de uma apresentação com os dados que analisou e as estratégias que deseja implementar no próximo ano. Confira a seguir quais são as maneiras de organizar essa importante reunião.

– Definir com antecedência a data, horário e local da reunião de modo que esteja de acordo com a disponibilidade da maioria da comunidade escolar, isto é, certificando-se de evitar horários comerciais em que os pais e responsáveis trabalhem;

– Proporcionar o acolhimento para todos os membros da comunidade escolar;

– Elaborar uma apresentação que faça uma retrospectiva dos pontos fortes e pontos fracos de cada área da instituição, e que mostre quais eram os objetivos iniciais;

– Apresentar as estratégias que está planejando aplicar na escola no próximo ano letivo;

– Permitir que os diferentes grupos tenham espaço para comentarem suas percepções, dúvidas e críticas;

Você, gestor, faz uma reunião com a sua comunidade escolar? Deixe a sua experiência nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *