Saiba qual é a importância de analisar o que foi feito durante o ano letivo

Com a chegada do fim do último semestre, é importante que o gestor analise o que foi feito durante o ano letivo. Esse balanço é capaz de apresentar os pontos fortes e fracos de cada área da escola. O gestor também consegue verificar o que deu certo e aquilo que precisa ser melhorado para o próximo período letivo.

Afinal, qual é a importância dessa análise?

Analisar o que foi feito durante o ano letivo é uma prática de grande importância para a escola, sendo uma forma de conferir se aquilo que foi definido como meta no começo do ano foi cumprida, assim como uma possibilidade de avaliar quais são os pontos a serem melhorados.

O gestor pode verificar o que foi melhor aproveitado durante cada mês de aula, como o planejamento pedagógico e as atividades que foram realizadas junto com os estudantes nas diferentes disciplinas. É fundamental que o gestor, junto com a sua equipe pedagógica, faça um balanço do que foi executado no ano letivo de sua escola.

Com o intuito de saber se a gestão escolar foi produtiva, o gestor deve conferir quais são os resultados das diferentes áreas da escola: pedagógica, financeira, administrativa, além de o relacionamento com as famílias dos estudantes, por exemplo. Essa análise possibilita que os profissionais saibam o que devem fazer e o que não fazer no ano letivo seguinte e garantir o sucesso de mais um ano escolar.

Algumas questões para serem analisadas no final do ano letivo

Existem diversas questões essenciais a serem analisadas no final do ano letivo a fim de compreender quais práticas foram mais efetivas. Apresentamos as principais questões a seguir e recomendamos que cada ponto listado seja analisado pelo gestor e pelos demais membros da escola.

– Como ocorreu a alfabetização das crianças do Ensino Infantil? Quais foram os pontos fortes e os pontos fracos?

– A aprendizagem dos alunos evoluiu? Há estudantes atrasados em relação ao aprendizado dos demais? Os alunos que estão em fase de alfabetização apresentaram dificuldades nesse processo?

– Quais atividades do Ensino Fundamental os estudantes demonstraram mais empenho durante sua realização? É possível repeti-las e/ou aplicá-las para outras séries?

– O relacionamento entre os membros do corpo docente foi bom ou ocorreram conflitos? Há algo que pode ser melhorado para que as equipes consigam trabalhar em conjunto?

– Os estudantes do Ensino Médio tiveram um bom desempenho em seus estudos? Eles tiveram o suporte necessário para lidar com as questões relacionadas aos vestibulares?

– A gestão financeira da escola foi bem realizada ou precisa ser aprimorada em algum ponto? A escola fechou o ano com lucro ou prejuízo?

– Como foi o relacionamento entre a escola e as famílias dos alunos? Foi melhor do que no ano interior?

– Como os professores avaliam seus próprios desempenhos em relação às aulas que ministraram? Eles precisam de outros recursos para aprimorarem suas aulas?

– Os estudantes foram protagonistas de seu ensino? O gestor e os professores disponibilizaram espaços para que pudessem dialogar sobre o que eles desejam encontrar na escola em que estudam?

– Os ambientes da escola proporcionam segurança, conforto e acessibilidade para todos os estudantes e funcionários? Existem melhorias que podem ser feitas?

A sua escola realiza um balanço de final de ano? Como é feita a análise do que ocorreu durante período letivo? Deixe a sua resposta nos comentários. Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *