Skip to main content

Saiba quais são as principais responsabilidades do orientador pedagógico

É essencial que uma escola tenha um profissional destinado a fazer o acompanhamento do aprendizado dos alunos. Esse profissional é o orientador pedagógico, que tem funções específicas junto com a equipe gestora e desempenha um papel fundamental para a escola. Por isso, é importante que o gestor saiba quais são as principais responsabilidades do orientador pedagógico.

Continue acompanhando este artigo para saber quais são as obrigações e deveres dos orientadores pedagógicos de uma escola.

As principais responsabilidades do orientador pedagógico

O orientador pedagógico é o profissional que exerce seu papel com base no processo de aprendizagem dos estudantes, isto é, ele faz o acompanhamento pedagógico de cada aluno com o objetivo de saber se eles estão com bom desempenho, se precisam de ajuda em caso de problemas. Essa função costuma ser exercida por profissionais com formação em Pedagogia ou especialização em Orientação Educacional.

Confira a seguir quais são as principais responsabilidades do orientador pedagógico em uma escola:

– Esse profissional atua, em conjunto com os professores, para garantir o bem-estar dos alunos e desenvolver as possibilidades para que todos os estudantes tenham o que precisam para crescerem como pessoas e para aprimorarem o seu ensino.

– O orientador pedagógico faz parte da equipe gestora, composta também pelo diretor e coordenador pedagógico. É também o responsável por auxiliar os professores a exercerem a sua prática em sala de aula, já que podem indicar o que precisa ser feito para garantir que um determinado aluno consiga melhorar as suas notas em avaliações ou postura em sala de aula.

– O orientador pedagógico é mais próximo dos alunos e é capaz de saber quais são os sentimentos, atitudes e valores de cada aluno. Esse profissional pode ajudar os alunos a lidarem com seus problemas relacionados com o ensino-aprendizagem e possibilitar que eles consigam resolvê-los.

– No entanto, o orientador pedagógico não atua como um psicólogo, sendo uma perspectiva que precisa ser evitada para que os papéis desses profissionais não sejam confundidas. O orientador pedagógico está relacionado com as dificuldades que se referem ao conceito pedagógico e não ao terapêutico.

Qual é a importância do orientador pedagógico?

A função do orientador pedagógico é fundamental tanto para o desenvolvimento dos alunos quanto para o bom desempenho da escola como um todo. Sendo um dos profissionais essenciais para a escola.  Este profissional tem um papel importante por ser o membro da equipe escolar que vai dar o suporte necessário para os alunos e para os professores, sendo capaz de criar uma relação com os estudantes e fazer parte de suas conquistas e dificuldades.

Esse profissional tem uma importante participação na criação e desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico (PPP) por ser quem possui os conhecimentos necessários para auxiliar os professores a construir um bom plano de ensino para o ano letivo.

Além disso, a importância do orientador pedagógico pode ser percebida na mediação entre os alunos e professores. Isto é, os problemas e dificuldades apresentadas por professores e pelos estudantes são mediados pelo orientador pedagógico para que possam ser resolvidos.

Como estão sendo trabalhadas as funções do orientador pedagógico de sua escola? Deixe a sua resposta nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *