Saiba porque a sua instituição de ensino deve se programar para o Educacenso – Censo Escolar

O Censo Escolar é a principal maneira de avaliar o desempenho do ensino básico brasileiro. É uma avaliação feita em nível nacional com escolas públicas e privadas que tem como objetivo a medicação do ensino.

Essa avaliação ajuda a identificar a evasão dos alunos e apresenta outros dados, como a formação dos docentes presentes na educação, as matrículas realizadas e a avaliação da infraestrutura das escolas. Neste artigo, você vai ficar sabendo mais informações sobre o Censo Escolar e sua importância. Continue a sua leitura!

O que é Educacenso – Censo Escolar?

Reconhecido como um dos principais indicadores da educação nacional, o Censo Escolar é responsável por coletar diversas informações relacionadas às instituições de ensino, suas turmas, número de alunos e funcionários atuantes.

O Censo Escolar abrange o Ensino Infantil, Fundamental e Médio, a Educação Especial, a Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Técnico e Profissionalizante. Essa importante avaliação é realizada anualmente pelo Ministério da Educação e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a parceria das secretarias estaduais e municipais do país. O começo da coleta dos dados ocorre sempre na última quarta-feira de maio.

Entre os principais dados relacionados, estão as informações à situação do aluno, como seu rendimento escolar, aprovação ou reprovação, entre outros fatores. Com os resultados da coleta desses dados, é possível verificar e analisar o que precisa ser melhorado na educação oferecida pela instituição de ensino em questão, de forma que auxilie o aluno a ter um melhor desempenho.

A coleta de dados do Censo Escolar é dividida em duas partes: a primeira é referente ao preenchimento da Matrícula Inicial – coleta de dados relacionados com o número de turmas, profissionais, alunos, entre outros – e a segunda etapa envolve o preenchimento da Situação do Aluno – informações que indicam o rendimento escolar dos estudantes no momento final do ano letivo.

Qual é a importância do Censo Escolar?

Os gestores das instituições de ensino do Brasil precisam estar atentos para a importância do Censo Escolar: essa avaliação apresenta como resultado alguns dos dados mais relevantes para o bom desempenho das escolas e melhoria do ensino nacional.

Com a realização do cruzamento de dados, todas as escolas podem verificar o que apresentam como pontos fortes e como pontos fracos. É possível verificar esse pontos em nível municipal, estadual e nacional. Isso indica um importante fator para saber como está a qualidade do ensino da sua escola em relação às demais instituições da região.

Esses dados influenciam no planejamento de quais serão as estratégias usadas pela instituição de ensino para aprimorar o seu desempenho e para garantir um aprendizado eficiente de seus estudantes. É fundamental que a escola utilize essas informações levantadas por uma avaliação nacional como um guia para analisar o seu próprio progresso.

Com o objetivo de facilitar o levantamento e o envio dessas informações, a Sponte apresenta o Portal do Educacenso. Essa solução disponibiliza um arquivo com os dados necessários para o Censo Escolar de forma automatizada para que a sua equipe possa focar no que realmente importa: o cuidado com os alunos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre essa facilidade.

Programe-se para o Censo Escolar

Sabendo de sua importância, a sua instituição de ensino deve se programar para o Censo Escolar. O envio dos dados de sua escola é uma responsabilidade dos gestores e essas informações devem ser enviadas a partir de 29 de maio. Para conferir outras informações, acesse o Portal do Inep e saiba mais.

A sua escola está se preparando para o Censo Escolar? Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *