Saiba como promover o engajamento dos professores no início do ano

O início do ano é o momento de começar a colocar a mão na massa para fazer com que o desempenho da escola no restante no ano letivo seja cada vez melhor. Para isso, é fundamental que os professores estejam engajados e motivados a fim de que trabalhem com dedicação em seu dia a dia.

Neste artigo, você, gestor, vai saber como promover o engajamento dos professores no início do ano, como incentivar a formação continuada, orientar o seu corpo docente e investir na infraestrutura da escola. Continue acompanhando!

1. Apresente quais foram os bons resultados do ano anterior

Uma maneira de engajar os professores no início do ano letivo é por meio da apresentação dos resultados positivos do ano anterior, como posição da escola no ranking de avaliação nacional – por exemplo, o ENEM – e os números de novas matrículas e de evasão. Em uma reunião, converse com os professores e mostre como a escola teve um ano letivo produtivo e que esse novo ano vai ser ainda melhor.

2. Incentive a formação continuada

A formação continuada pode ser considerada como uma das principais maneiras de os professores seguirem se atualizando e adquirindo novos conhecimentos. Quando a escola incentiva o corpo docente a continuar estudando, os professores se sentem engajados a darem o seu melhor durante as aulas e os dias de trabalho.

3. Dê voz para o seu professor

É essencial que o gestor possibilite que o professor opine sobre a gestão, métodos aplicados, atividades que são realizadas na escola, entre outros assuntos. O professor que sabe que a gestão cria oportunidades para que ele apresente as suas considerações se sente mais aberto para colaborar com a escola em si.

4. Oriente a sua equipe pedagógica

A equipe pedagógica precisa ser orientada pela gestão da instituição de ensino com o objetivo de serem direcionados para aprimorarem as suas práticas em sala de aula e em relação às demais demandas da escola. Essa é uma maneira de mostrar que você, gestor, valoriza os seus professores e quer orientá-los a terem um excelente desempenho.

5. Auxilie o professor a mexer com a tecnologia

Atualmente, diversas ferramentas auxiliam a escola por meio da tecnologia, como os sistemas de gestão. No entanto, é essencial que os professores saibam como lidar com esses recursos e interagir com essas ferramentas, já que são fundamentais no dia a dia e precisam ser bem aplicadas. Para isso, auxilie o seu professor por meio de treinamentos, palestras e workshops. Os professores vão se sentir motivados a aprenderem mais sobre a era digital.

6. Invista na infraestrutura de sua escola

Quando os professores trabalham em ambientes que fazem com que eles se sintam acolhidos e confortáveis, eles são mais produtivos e empenhados. Por isso, promova o engajamento dos seus professores por meio do investimento na infraestrutura de sua escola, como acrescentar ferramentas que aprimorem a rotina do dia a dia dos professores, uma sala de aula melhor equipada e espaços físicos reformados e em boas condições.

Aproveite as férias para fazer as mudanças que a sua escola necessita e receba melhor os seus professores na volta às aulas.

Como a sua escola promove o engajamento dos seus professores no início do ano? Deixe a sua resposta nos comentários abaixo! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *