Reter alunos ou captar novos? O que é mais rentável?

Reter alunos ou captar novos? O que é mais rentável?

As instituições de ensino têm investido largamente em captação de novos alunos, especialmente nos últimos anos em que o país enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história – um fator determinante para alta evasão discente. No entanto, investir dinheiro e recursos para captar novos alunos é de fato uma solução mais eficiente para escola do que simplesmente tentar manter os atuais?

De acordo com um estudo realizado pela Associação Americana de Marketing, em parceria com a empresa Daemon Quest, fidelizar alunos já matriculados parece ser mais vantajoso para a instituição de ensino. Seguindo os especialistas, a retenção de um aluno que já faz parte do corpo discente tem um custo 5 a 15 vezes menor do que captar um novo.

Além disso, os alunos que já fazem parte do quadro discente da instituição, especialmente os que já tem um tempo maior de envolvimento com ela, tendem a ser mais rentáveis para a escola por conta dos seguintes fatores: indicação e aproveitamento dos serviços oferecidos. No primeiro caso, um aluno envolvido com a escola há mais tempo tem mais chances de indica-la a amigos e conhecidos, sendo uma ponta importante na captação de novos alunos, que já chegam através da propaganda gratuita – e altamente eficiente – de um “cliente” que usufrui do serviço há muito tempo e ainda o indica para conhecidos.

Em relação ao aproveitamento dos serviços oferecidos, um aluno satisfeito com o curso principal tem mais chances de contratar outros serviços vinculados a escola, como aulas extras de línguas, esportes, informática, música e outras disciplinas, já que conhecem antecipadamente o método, os profissionais e o ambiente em que as aulas serão realizadas.

Quais são as táticas mais eficientes para reter alunos?

Saiba quais são os 5 pontos importantes que a instituição de ensino deve se atentar para reter seu quadro discente:

Conheça seu público

Para propor soluções personalizadas para os alunos, de forma que eles se sintam dispostos a continuar na instituição, é um desafio e uma ação essencial para saber como e quando agir para retê-los.

Antecipe-se aos fatos

A antecipação é uma ação estratégica para sanar problemas antes que estes se tornem ainda maiores e complexos. Decifrando possíveis variáveis que podem influenciar o comportamento do aluno/cliente, uma visão que antevê possíveis atritos pode diminuir significativamente a tendência à evasão – que quanto antes identificada, maiores as chances de reverter o quadro.

Seja diferente

Atualmente todas as pessoas estão expostas a um bombardeio de ofertas de serviços e contam com um poder de escolha que nunca na história foi tão significativo. Por esse motivo, é imprescindível que as instituições tenham uma boa estratégia de marketing, como forma de fortalecer a marca, e apresentem seus diferenciais aos alunos da melhor forma, para que não seja somente mais uma na lista de opções.

Construa uma relação com o aluno

Assim como todo o planejamento de marketing de sucesso, engajar o cliente é fundamental. No caso do aluno (um tipo de cliente que demanda atenção especial), é fundamental que a instituição estabeleça laços com seus alunos, estabelecendo um canal de diálogo e favorecendo uma experiência emocional entre empresa e o corpo discente.

Tenha uma infraestrutura confiável

Para reter seus alunos, a instituição deve oferecer aos seus alunos o suporte mais completo possível para que suas experiências no ambiente, assim como seu processo de aprendizado, sejam positivas e tornem-se pontos a considerar caso o aluno pense em procurar uma nova escola. Uma infraestrutura física, administrativa e tecnológica de qualidade certamente serão questões a favor da instituição, aumentando as chances de que o aluno permaneça. A Sponte oferece aos seus clientes um importante auxílio nesse sentido, disponibilizando soluções completas e eficientes para tornar a gestão da rotina escolar mais efetiva.

Cuidar bem dos atuais alunos, com um gerenciamento eficaz, proximidade e infraestrutura de qualidade, certamente são a chave para reter atuais alunos fazer com que eles sejam uma poderosa propaganda para a captação de novos.

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