Qual o papel do secretário escolar?

Ter iniciativa, ser cortês, ter bom senso, ser uma pessoa dinâmica, organizada, e prestar um bom atendimento – essas são algumas das qualidades que um secretário escolar deve ter. Alguns profissionais da educação dizem que a secretaria é o coração da escola. Portanto, o papel deste profissional é fundamental para o andamento da instituição.

É ele quem irá receber a comunidade, analisar ou providenciar documentos de alunos, fazer matrículas, entre outras atividades. O secretário escolar juntamente com o seu gestor, respondem administrativamente e legalmente pela documentação da instituição. Também planeja, coordena e executa todas as ações da secretaria.

Podemos dizer que o dia a dia do secretário escolar é repleto de atividades a serem desempenhadas. E a organização no setor deve ser algo primordial para que o serviço seja realizado da maneira mais rápida possível, dentro dos prazos estabelecidos, liberando mais tempo para que este profissional possa se concentrar ainda mais na instituição e contribuir com boas ideias para melhorá-la.

Atualmente, existem várias ferramentas que contribuem para organização de uma escola, e fazem com que as atividades sejam desempenhadas com mais rapidez. Uma dessas ferramentas é o Sponte, um programa de gestão escolar que diminui o uso de papéis e faz com que os colaboradores da instituição tenham acesso a todos os dados referentes à administração (seja eles pedagógicos ou financeiros) por meio de um computador, tablet ou smartphone.

Todas as atividades de uma escola, como por exemplo, geração de notas fiscais, o gerenciamento de contas a pagar e receber, gestão de bolsas, convênios e descontos, registro eletrônico de presença, gestão da biblioteca, programação automática de aulas, inclusive outras atividades que compreendem à secretaria escolar podem ser acessadas e realizadas de forma rápida.

Com o uso deste programa, os profissionais que atuam na secretaria escolar, poderão imprimir histórico de alunos, ver o mapa de salas e a disponibilidade dos professores, fazer a emissão de documentos pedagógicos, fazer agendamento de laboratórios, fazer a impressão de boletim personalizado, ver fotos das turmas, entre outras tarefas – tudo isso com muita facilidade e praticidade.

Chega de perder tempo procurando papéis em pastas, gavetas, e armários. Com a automatização dos dados, as escolas, seja ela de idiomas, ensino infantil e regular, ensino profissionalizante, entre outras, podem contar com o Sponte para se organizarem melhor e garantirem um desempenho mais ágil das tarefas. Este sistema se adapta às necessidades das escolas trazendo muitos outros benefícios.

Ele é um sistema super seguro e as atualizações são automáticas, sem downloads, nem espera. Escolha o Sponte e facilite o trabalho dos profissionais da secretaria e de outros setores da escola.

Um comentário em “Qual o papel do secretário escolar?

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *