“Profissões do futuro”: como a escola deve preparar os alunos para o mercado de trabalho dos próximos anos

O mercado de trabalho está em constante evolução. Desde seus primórdios até os dias de hoje as profissões precisam passar constantemente por adaptações que deem conta de todas as inovações e mudanças sociais, econômicas e tecnológicas correntes em nossa sociedade.

Essas demandas exigem que os profissionais de diferentes áreas permaneçam em constante atualização e capacitação para que, desta forma, se mantenham ativos e capazes de suprirem as necessidades que o mercado profissional exige. Formar estes profissionais que deem conta das exigências de suas futuras profissões é tarefa de toda e qualquer escola que visa educar  profissionais capacitados e bem situados em sua área.

Apesar de necessário, preparar estudantes para o mercado de trabalho não é tarefa fácil. Ao se deparar com essa importante questão, a Sponte, trouxe algumas dicas de como sua escola pode estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliem seus estudantes a se preparem para o mercado de trabalho dos próximos anos. Confira!

Incentive a criação e o desenvolvimento de projetos

Já é de se notar que no atual e no futuro mercado de trabalho a criatividade é a tendência que veio para ficar. Entretanto, essa habilidade não se desenvolve de um dia para o outro, muito menos sem o auxílio de profissionais que saibam de sua necessidade para o processo de formação de futuros profissionais.

Incentivar os estudantes a criar e desenvolver projetos é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento das habilidades criativas do estudante. Com o objetivo de inovar, os alunos pesquisam, entendem demandas e desenvolvem projetos que dispõem de funções que atendem as necessidades anteriormente pesquisadas. Desta forma, você trabalha a capacidade do aluno de articular informações em prol da criação e da inovação.

Estudantes criativos se tornam profissionais criativos, os quais se adaptam muito melhor nas mais diversas situações que encontrarão no seu cotidiano profissional. Trabalhar essa habilidade contribuirá para a formação de um profissional mais capacitado, pronto para lidar com diversas atividades e preparado para encarar os diferentes desafios de seu futuro ofício.

Estimule o empreendedorismo

O empreendedorismo é uma força que tomou muito espaço no século XXI e só tende a crescer. Cada vez mais o mercado de trabalho se encontra a procura de jovens com espírito empreendedor e de liderança. Isto se dá pois profissionais empreendedores, além de serem criativos e se adaptarem com maior facilidade, conseguem contar com uma boa desenvoltura, que os fazem aptos a resolverem situações problemáticas ou complicadas de forma produtiva.

Criação de empresas fictícias que atendam novas demandas e necessidades, resolução de problemas-hipóteses frente a situações problemáticas e gerenciamento de projetos e atividades que exijam grande desenvoltura e pensamento ágil e criativo, são exemplo de atividades que o educador e a escola podem usar para estimular essa habilidade e diferencial profissional.

Instigue e trabalhe os diferentes talentos e inteligências

Se torna cada vez menos verídica a noção de que as carreiras tradicionalmente bem vistas (como médico, advogado, engenheiro, etc.) são as únicas que levam o profissional ao sucesso efetivo. Um dos mais relevantes ensinamentos para formar profissionais preparados para o mercado de trabalho dos próximos anos é apresentar e relembrar a importância de todas as profissões, sempre frisando que a escolha dos estudantes tem de ter mais a ver com suas habilidades e personalidade do que com o status social e econômico do futuro ofício.

Por isso, é importante que em sala de aula os educadores abordem diversas formas de trabalhar a relação de ensino-aprendizagem, fazendo com que as diferentes inteligências e habilidades dos estudantes sejam igualmente abordadas e desenvolvidas. Desta maneira, você forma não apenas futuros profissionais para o mercado de trabalho, como também indivíduos muito mais cientes de quem são e para onde vão, com um leque de possibilidades profissionais muito mais plural.

E então, sua escola já pensa no futuro profissional de seus estudantes? Conte-nos sobre suas experiências através de nossos canais.

Conte sempre com o Sponte, o seu Software de Gestão Educacional

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *