Skip to main content

Prenda a atenção dos alunos com o apoio da tecnologia

As mudanças estão por toda a parte. E com a educação isso não é diferente. Com o mundo cada vez mais globalizado, é normal que as escolas e os professores se adaptem ao uso das tecnologias.

Uma coisa é certa: dar aulas nos dias de hoje, não é como antigamente. Com essa geração que já nasce conectada, os educadores veem pela frente o desafio de utilizar a tecnologia a favor do ensino.

Vale deixar claro, que as tecnologias educacionais não substituem um professor; elas ajudam os alunos a compreenderem os conteúdos. Consultar materiais online, assistir a vídeos que falem mais sobre o conteúdo explicado, tudo isso serve para auxiliar o professor na sala de aula.

Se o professor é adepto ao uso das tecnologias em sala de aula, certamente conseguirá se deparar com novas ferramentas para serem usadas em favor da educação. Além disso, na internet, o educador encontra uma grande quantidade de conteúdos que podem servir como fonte de inspiração para as aulas. Ou até mesmo encontra novas formas de transmitir esse conteúdo, que chamem a atenção dos alunos.

Especialistas em educação acreditam que a tecnologia na sala de aula pode fazer com que os alunos sejam mais participativos, que eles construam suas opiniões e questionem mais sobre alguns assuntos.

Mas ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não faz milagres na educação. Para que o aluno consiga aprender mais com o auxilio da tecnologia, o apoio do professor neste momento é fundamental. É o professor quem irá passar para o aluno como utilizar essas tecnologias, em quais sites o aluno conseguirá aprender mais, quais sites são confiáveis, entre outros.

Sabemos que tudo tem seu lado positivo e negativo. O lado ruim da tecnologia, por exemplo, é que com o acesso fácil à internet em sala de aula, por meio de dispositivos como tablets e celulares, pode ser considerado um objeto de distração para os alunos, que podem acabar usando a tecnologia para o entretenimento e não para estudos.

Neste caso, cabe ao professor conseguir mostrar ao aluno, que as aulas podem ser mais proveitosas. O professor deve achar meios que prendam a atenção dos alunos. Deve, com o apoio da internet, fazer com que a aula seja mais dinâmica e atrativa.

Mas para que isso ocorra, é necessário que o professor esteja aberto a mudanças. É necessário que ele entenda que a tecnologia em sala de aula é algo que pode trazer resultados positivos. Os educadores devem entender que essa é a hora de utilizar essas novas ferramentas a seu favor, instigando o aluno a querer buscar a informação.

Software de gestão educacional auxilia professores e alunos

Há mais de 17 anos no mercado, a Sponte desenvolveu para as instituições de ensino, o software ERP, que em inglês esta sigla significa Enterprise Resource Planning, ou seja, é o Planejamento dos Recursos da Empresa. Em uma escola, por exemplo, o ERP registra as informações dos seus alunos, dos seus colaboradores, das compras que a sua escola faz, das contas que ela deve pagar, entre outras tarefas. E tudo isso contribui para manter a sua instituição de ensino bem estruturada.

Com este sistema de gestão para as escolas, as atividades do dia a dia da instituição ficam mais fáceis de serem executadas. Este sistema possui várias funções. Uma das facilidades que o sistema Sponte possibilita, é a integração entre os setores. Com isso, os profissionais podem saber de todas as informações da empresa a qualquer momento, acessando esses dados pelo computador, celular ou tablet.

Falando em integração, por meio deste software de gestão educacional, os pais, os alunos e a escola conseguem manter contato constantemente através do Portal do Aluno. Ele é uma extensão online da escola. Com este portal os alunos e seus pais podem conferir as mensalidades, gerar boletos, ver boletins e calendários escolares, fazer downloads de materiais e muito mais.

Tecnologia aliada a praticidade e agilidade nos serviços, é o que possibilita o sistema Sponte. Com ele tudo fica mais fácil de ser executado. Livre-se de papeis. Automatizar é a solução.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *