Professora escrevendo no quadro da faculdade

O mercado dos cursos profissionalizantes

A procura por cursos profissionalizantes vem aumentando no Brasil nos últimos anos. O aumento não é expressivo, mas é contínuo, e tem uma motivação: a crise econômica. Com a crise e o aumento do desemprego, a profissionalização se torna uma opção mais interessante.

Afinal, os cursos profissionalizantes podem servir para vários objetivos. Quem nunca teve um emprego e está saindo do Ensino Médio pode encontrar o caminho para o mercado. Quem já está trabalhando pode se especializar e conseguir uma promoção. E eles podem ser a resposta até para quem quer trocar de área.

A vantagem é que a maioria desses cursos tem uma curta duração. Por isso, a procura só tende a aumentar. Abaixo, vamos falar dos cursos profissionalizantes com maior procura no mercado. E, então, como você pode oferecer cursos interessantes para o seu público!

Cursos profissionalizantes em alta

Alguns dos cursos profissionalizantes mais procurados têm a ver com os empreendimentos mais comuns. Por exemplo, cursos da área de estética e beleza. Salões de cabeleireiros e clínicas estéticas são empreendimentos muito comuns. Por isso, fazer esse curso pode preparar profissionais para abrir ou trabalhar em uma dessas empresas.

Outros cursos têm a ver com as tendências do momento. Um exemplo claro são os cursos da área do meio ambiente. Até porque, a Sustentabilidade é um tema cada vez mais importante, e muitas empresas valorizam profissionais do ramo. Conhecer a fundo este assunto pode garantir uma vaga em diversos mercados.

Do mesmo modo, os cursos em segurança do trabalho vêm crescendo. Por envolver regulamentos que se aplicam a todos os ramos, esse curso gera uma alta empregabilidade.

Cursos profissionalizantes clássicos, como informática e eletrotécnica, continuam em alta. Afinal, essas são áreas que sempre precisam de profissionais qualificados. E ainda podem ser o primeiro passo para uma especialização mais aprofundada, como uma graduação.

Fazendo seu curso crescer

Fazer um curso profissionalizante crescer demanda planejamento e uma boa administração. Seja incluindo novos cursos ou promovendo os que são oferecidos, o trabalho do gestor é criativo e burocrático. Por isso, quanto maior for a produtividade, melhor.

O que fazer para aumentar essa produtividade? Apostar em um bom sistema de gestão. Um sistema de gestão otimiza os processos, deixando todas as tarefas mais eficientes. O trabalho do gestor fica mais simples, à prova de falhas, e gera melhores resultados.

Com o sistema Sponte, a gestão dos seus cursos profissionalizantes fica mais simples. Confira abaixo algumas das nossas vantagens:

  • Integração entre unidades;
  • Digitalização de documentos;
  • Acompanhamento de frequência;
  • Monitoramento de pagamentos;
  • Automatização de boletos e cobranças recorrentes no cartão de crédito;
  • Aplicativo disponível em todos os dispositivos;
  • Planejamento de marketing, com funil de vendas;
  • Integração entre setores.

Nosso sistema de gestão ajuda a otimizar desde suas vendas até o relacionamento com o cliente. Todos os setores podem ser administrados de um só lugar, com alguns cliques. E, o melhor: o sistema é completamente seguro, guardando todos os seus arquivos em nuvem e tudo por um custo acessível, sem multa de contratual. 

São somente benefícios para você! Para saber mais, fale com um de nossos consultores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *