Skip to main content
Motive sua equipe no período de retorno escolar

Motive sua equipe no período de retorno escolar!

O período de volta às aulas é um momento que envolve muitas expectativas, tanto dos alunos, quanto dos professores, gestores e demais funcionários. O simples fato de ter um novo período letivo se iniciando é, por si só, um fator de motivação para toda a equipe da instituição.

Entretanto, um bom gestor deve ir além para manter a motivação dos funcionários durante todo o ano. Por isso, a Sponte trouxe algumas dicas para motivar sua equipe e aumentar os bons rendimentos da sua escola. Acompanhe a leitura e confira!

1. Prepare uma recepção para os funcionários

Para iniciar bem as atividades do ano, é primordial que sua escola prepare uma boa recepção para seus profissionais. Apresentar os novos funcionários aos antigos, retirar dúvidas, promover momentos de integração, entre outros, são ótimas formas de dar as boas-vindas aos seus funcionários e deixá-los mais confortáveis e motivados para iniciar as tarefas.

2. Apresente o planejamento e metas do ano e peça feedbacks e sugestões

Usar o dia da recepção para apresentar o planejamento e metas do ano é uma ótima forma de juntar trabalho, motivação e integração.

Apresentando o planejamento, você faz com que o trabalho dos profissionais seja valorizado, pois mostra o impacto de cada área na escola inteira. Além disso, mostrando as metas, você deixa claro o que é esperado do funcionário e, com objetivos a cumprir, ele trabalha mais disposto e motivado.

A parte de pedir feedbacks e sugestões, além de ser importante para retificação do planejamento, é essencial também para que os profissionais sintam que sua opinião é ouvida e bem recebida, ainda que nem todas sejam colocadas em prática.

3. Trabalhe com recompensas

Trabalhar com um esquema de recompensas também pode motivar sua equipe, pois estimula uma competição saudável e incentiva os funcionários a se superarem.

As recompensas não precisam ser de altos valores, um brinde exclusivo ou um pequeno bônus já surtem grandes efeitos. O alto valor das recompensas deve ser bem pensado também para não criar um ambiente altamente competitivo, atrapalhando a integração e o trabalho em equipe.

4. Promova capacitação

Incentivar que seus profissionais se atualizem e promover treinamentos na sua instituição são maneiras de motivar sua equipe, além de aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pela sua escola.

Esses incentivos demonstram também preocupação com os funcionários, que se sentem mais motivados a trabalharem cada vez melhor para o crescimento da instituição.

5. Reafirme sempre a importância dos funcionários para a escola

Por fim, todos os funcionários gostam de se sentir valorizados no ambiente de trabalho. Assim, mostre sempre como é importante o papel de cada um dentro da equipe. Faça elogios pelos bons feitos, dê feedbacks (positivos e negativos) – buscando fazer os elogios em público e as críticas no privado – e invista em recursos para tornar o ambiente mais agradável de se trabalhar – como, por exemplo, colocar uma mesa de café na sala de professores ou uma decoração diferente.

Em qualquer empresa, manter os funcionários motivados é um grande desafio, num ambiente escolar este desafio pode ser ainda maior. Aproveite o início de ano para motivar mais ainda sua equipe!

Como está o período volta às aulas em sua instituição? Já usa alguma dessas formas para motivar sua equipe? Conte-nos sua experiência através dos nossos canais!

A Sponte trabalha para que a sua instituição cresça cada vez mais.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *