homem-computador-escrevendo

Metodologias ativas de aprendizagem: saiba o que é e como incluí-las em sua escola

Existem escolas que estão mudando suas práticas de ensino com o objetivo de transformar o aluno no protagonista de seu próprio aprendizado, tornando-o um estudante mais engajado. Uma forma de fazer isso é através da metodologia ativa de aprendizagem, um modelo de ensino que apresenta maneiras de fazer com que o aluno tenha uma educação mais participativa e autônoma.

Diversos benefícios podem ser extraídos deste modelo de ensino, como a melhoria na qualidade do aprendizado, aumento da autonomia e protagonismo do aluno, aprofundamento do senso crítico e da colaboração para com os colegas, desenvolvimento do senso de responsabilidade e participação na sociedade, entre outros.

O que é metodologia ativa de aprendizagem

Metodologia ativa de aprendizagem é um conceito que tem como objetivo modificar o modo como o aluno aprende. Ou seja, o aluno, independentemente de sua idade, encontra meios de se sentir mais atento e engajado com o que está sendo explicado pelo professor e pode participar ativamente da aula.

É uma maneira de fazer com que o professor não seja mais aquela pessoa que permanece na frente da sala, expondo o conteúdo com slides ou lousas, mas que atue como um mediador entre o conhecimento e o estudante.

Segundo um estudo realizado pelo National Training Laboratories, quando o aluno está sendo exposto ao conteúdo de uma matéria na forma de palestra ou de uma aula expositiva, ele absorve apenas 5% do que está sendo apresentado. Nos casos de leituras de livros e artigos, a assimilação do conteúdo ainda é baixa, sendo apenas 10%.

Porém, quando se trabalha alguma forma de metodologia ativa de aprendizagem, isto é, discussões, debates, atividades práticas, é possível que o aluno absorva de 50% a 75% do que está sendo trabalhado em sala de aula. Dessa forma, é notável como o ensino ativo pode modificar a maneira de as crianças e os jovens aprenderem uma determinada matéria escolar.

A metodologia ativa de aprendizagem já está sendo implementada em escolas de países desenvolvidos como Estados Unidos (Escola de Enfermagem da Universidade do Arizona e Harvard), Finlândia, Canadá, Holanda e Singapura.

Como incluir a metodologia ativa de aprendizagem em sua escola

Existe mais de uma forma de incluir a metodologia ativa de aprendizagem no dia a dia de sua sala de aula. A seguir vamos apresentar as práticas de ensino-aprendizagem mais comuns desse conceito.

Aplicação do conceito de sala de aula invertida: sala de aula invertida é quando o professor disponibiliza previamente os materiais que serão estudados e consultados em uma determinada aula, de forma que os alunos tenham  acesso antecipado ao conteúdo.

Com a sala de aula invertida, os alunos podem conversar com seu professor e colegas de classe na forma de debates, aprofundando o conhecimento do conceito que está sendo estudado. Nesse caso, o professor deixa de ser um expositor de informações para atuar como um mediador entre os estudantes e o conhecimento.

Aprender fazendo e, mais importante, errando: com a metodologia ativa de conhecimento, os alunos podem colocar em prática a teoria dos conteúdos ensinados por meio de atividades que envolvam a resolução de problemas (project based learning), trabalhos em grupo, estudos de caso e na utilização de jogos e tecnologias em sala de aula.

Praticar o trabalho em equipe: o professor pode solicitar que seus alunos se reúnam em grupos para discutirem um determinado conteúdo, assim, o aprendizado é feito de forma conjunta entre os estudantes (team based learning) possibilitando a troca de ideias e informações.

É essencial que as escolas deem oportunidades para que as crianças e os jovens trabalhem em grupos a fim de que desenvolvam os seus pensamentos críticos, respeito à opinião do outro e que saibam conviver em conjunto e a delegar as responsabilidades para cada um dos integrantes do grupo.

Você já aplicou as práticas da metodologia ativa de aprendizagem em sua escola? Conte para nós a sua opinião!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *