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Marketing digital para escolas: Tudo que você precisa saber

O marketing digital é uma ótima ferramenta para diversas empresas, e as escolas não são exceção. Uma parte dos investimentos deve ser direcionada ao marketing, de forma que auxilie na melhoria e no aperfeiçoamento de sua imagem para atrair novos estudantes e gerar lembrança da marca da escola.

No entanto, mesmo sendo um recurso extremamente importante, o marketing digital nas escolas ainda é deixado de lado ou feito de forma pouco eficaz, já que nem todos os gestores escolares e suas equipes conhecem o verdadeiro potencial dessa ferramenta.

Neste artigo, vamos apresentar o que envolve o conceito e a prática de marketing digital para escolas e por quais maneiras pode ser implementado com o objetivo de aprimorar as estratégias de captação de alunos e o relacionamento entre escola e comunidade escolar.

O que é o marketing digital?

O marketing digital é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam se comunicar da melhor maneira com seu público-alvo por meio da internet e de outros meios digitais. Baseando-se em desenvolver um relacionamento, o marketing digital utiliza diversas técnicas a fim de adequar a forma de comunicação para garantir bons resultados.

Sua escola conversa com pessoas diferentes o tempo todo: alunos, pais, profissionais e prospects. Lembre-se que sua concorrência possui públicos com os mesmos perfis que os seus. Então, para fidelizar os seus clientes atuais e captar novos, você precisa mostrar seus diferenciais. Uma boa estratégia de marketing digital aplicada nas escolas é um importante diferencial.

Para começar, conheça os meios de comunicação que você tem à disposição: as redes sociais, o site e blog, o e-mail marketing, entre outros meios digitais. Com essas ferramentas você pode mostrar e falar sobre as melhores características da sua escola de forma adequada, como a sua estrutura física, o excelente corpo docente e ainda promover campanhas de descontos em matrículas.

Faça com que o seu público conheça seu espaço, o nível de estudo dos seus educadores, sua equipe de profissionais e os bons resultados que seus alunos alcançaram. Essa abordagem é capaz de trazer ótimos resultados para as escolas que investem em marketing digital e estratégias de comunicação.

Quais são as principais ferramentas do marketing digital?

Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que são mais eficazes do que utilizar comunicação offline, como panfletos, banners, outdoors, jornais e outros meios. Entre essas ferramentas estão as redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp –, o site da escola e o e-mail marketing.

Implementar estratégias que estejam estruturadas de acordo com os recursos que cada uma dessas ferramentas digitais oferece é uma técnica bastante comum no marketing digital para que, por meio da internet, a comunicação com o consumidor seja aprimorada e de relevância.

Conheça o marketing de conteúdo e a sua relevância para as escolas

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada na internet, já que envolve técnicas de produção e postagem de conteúdos que apresentem relevância para as pessoas definidas como o público de sua escola.

Dessa maneira, o marketing de conteúdo é ideal para ser implementado em estratégias de captação de estudantes, já que apresenta diversas vantagens, como aumentar a visibilidade e o reconhecimento da escola em questão, aprimorar o relacionamento com o público e muito mais.

Para colocar essa estratégia em prática é preciso seguir algumas etapas fundamentais: definir o público-alvo e a persona de sua escola, escolher em qual meio digital o conteúdo será divulgado, planejar e criar o conteúdo e, por fim, publicá-lo.

Quais serão os resultados do marketing digital?

Com a implementação do marketing digital em sua escola, o principal resultado será a melhora da captação de alunos. Seu público-alvo conhecerá sua marca e sua infraestrutura, ficando interessado em, no mínimo, conhecer a sua escola. Além disso, a comunicação será mais eficaz e aprimorará o relacionamento com os membros da comunidade escolar.

A evasão escolar diminuirá, já que os estudantes vão se sentir mais engajados para participar e os pais vão se sentir mais seguros em matricular e manter os filhos na sua escola. Todo esse conjunto aprimora ainda mais a aceitação da marca no mercado, fortalecendo o nome e a imagem da sua escola.

Como a sua escola utiliza o marketing digital? Deixe a sua resposta nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

 

 

 

 

 

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