Skip to main content
gestores-pessoas-conversando-trabalho

Grupo de estudos entre os gestores: saiba como essa prática pode ajudar na gestão das escolas

Gestores de escolas precisam estar sempre estudando e buscando novos conhecimentos para exercerem a sua função com grande eficiência. É um dever dessa profissão estar sempre atualizado nos assuntos que estão relacionados com a educação. Uma maneira de compartilhar esses conhecimentos é participando de grupos de estudos entre os gestores.

Fazer parte de grupos de estudos significa compartilhar experiências, dicas e conhecimentos sobre diversos assuntos da área educacional. Além disso, é uma maneira de conhecer os gestores das escolas de sua região ou aqueles que apresentam propostas parecidas com as suas.

Conheça os benefícios do grupo de estudos entre gestores

Ter um grupo de estudos entre você e outros gestores pode trazer diversos benefícios para o dia a dia da sua escola, como a resolução de problemas e ideias para possíveis melhorias dos serviços e no ambiente escolar. Confira a seguir como essa prática pode ajudar em sua gestão.

– A troca de informações entre os gestores pode apresentar pensamentos diferentes, sendo uma maneira de todos se ajudarem na busca por soluções para um problema que um determinado gestor esteja enfrentando em sua escola e alcançarem o sucesso em seus cargos;

– É uma maneira de criar uma rede de apoio, capaz de oferecer o suporte necessário para os desafios que fazem parte da profissão de gestor escolar, função essa que é vista como solitária por muitos profissionais;

– Os encontros e as reuniões podem ocorrer cada vez em uma escola para que todos possam apresentar os ambientes de sua instituição. Essa é uma forma de cada gestor saber o que está faltando em sua escola e o que pode ser melhorado para ser um diferencial;

– A oportunidade de compartilhar experiências uns com os outros é uma oportunidade de auxiliar os demais gestores a notarem o que acontece em suas escolas e a partilharem com o grupo as situações ocorridas;

– Os grupos de estudos podem envolver materiais de consulta, como textos teóricos e pesquisas realizadas por organizações, para que os gestores possam conversar e discutir temas pertinentes aos problemas e desafios enfrentados por cada um, além de se manterem atualizados em suas áreas de atuação;

– Além dos encontros presenciais, os gestores podem utilizar as redes sociais para se falarem diariamente. É uma forma de facilitar a comunicação e possibilitar a troca de opiniões mesmo não estando reunidos fisicamente;

– Os gestores com mais tempo de experiência podem auxiliar os novatos nas tomadas de decisões e nos desafios da profissão, por exemplo, criando um senso de comunidade entre eles;

Como montar um grupo de estudos entre os gestores escolares

O primeiro passo para montar um grupo de estudos é o de encontrar gestores das escolas próximas à sua ou profissionais de escolas que tenham propostas similares. Entre em contato com eles e explique como seria essa atividade e se eles têm interesse em participar.

Quando uma reunião for planejada, é importante decidir a pauta previamente. Para isso, organizem os assuntos que cada gestor deseja levar para ser discutido. Caso forem debater sobre um determinado material de estudo, escolham alguém para ficar responsável pela distribuição desse material antes que a reunião aconteça.

O importante é discutirem o que for pertinente e realizar uma verdadeira troca de informações, conhecimentos e experiências para que todos os gestores presentes consigam realizar ainda melhor as suas funções.

Você já faz parte de algum grupo de estudo entre gestores? Comente a sua experiência nos comentários abaixo!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *