Skip to main content

Gestão pedagógica: o que é e como fazer

Fazer com que a gestão pedagógica da escola seja bem-sucedida é um grande desafio, não é mesmo? São inúmeros processos e funcionários para gerir, pais e responsáveis para atender, alunos para acompanhar, entre outras funções diárias. Nesse sentido, um software de gestão escolar se torna um grande aliado para esse setor da escola, já que automatiza diversos processos e fornece uma visão mais ampla do negócio.

As escolas vêm buscando, cada vez mais, novas formas de organizar seus processos e métodos de gestão para otimizar suas rotinas e engajar todos os seus públicos – pais, alunos, funcionários, entre outros. Uma gestão pedagógica bem-feita possibilita que os alunos se desenvolvam com os conhecimentos e habilidades necessários. Para isso, é importante utilizar um sistema de gestão para escolas.

O que é gestão pedagógica?

A gestão pedagógica é o setor responsável por tudo o que está relacionado com a educação dos estudantes e com a atuação dos professores. É o profissional da gestão pedagógica quem desenvolve o planejamento e a organização da proposta pedagógica da escola. Além disso, é ele quem define quais são os métodos de ensino que serão aplicados no dia a dia da instituição.

Essa importante área da escola também desempenha um papel de estabelecer metas relacionadas com o aprendizado e com o desempenho dos alunos. Assim, o profissional também consegue saber quais são as maneiras de alcançar essas metas. Fazer a gestão do currículo escolar e estabelecer diretrizes para que os professores sigam também são responsabilidades que fazem parte da gestão pedagógica.

Como fazer a gestão pedagógica em sua escola

Com o Software de Gestão Escolar Sponte, a gestão pedagógica da sua escola pode ser feita com mais agilidade. Isso acontece por conta das variadas funcionalidades e recursos que essa ferramenta disponibiliza para que seja aplicada em sua gestão.

Essas funcionalidades podem ser utilizadas na gestão pedagógica para organizar os documentos relacionados com a educação, como histórico escolar dos estudantes, para desenvolver avaliações personalizadas, para que o professor possa fazer correções de provas e trabalhos com mais produtividade, para que os pais e responsáveis possam acompanhar o desenvolvimento de aprendizagem do aluno, entre outras funções.

Confira a seguir quais são as principais funcionalidades do módulo de gestão pedagógica do Software de Gestão Escolar Sponte e entenda como é possível otimizar essa importante área em sua escola.

– Desenvolva avaliações personalizadas

Fazer a gestão pedagógica em uma escola envolve a elaboração de avaliações. Com os recursos do Sponte, é possível que sejam criadas diversas combinações e formas de avaliação para toda a escola, permitindo adaptações de acordo com as necessidades da escola. Essa funcionalidade garante que a escola ganhe mais rapidez no processo de entrega de notas e que os professores aumentam sua eficiência e produtividade no dia a dia.

– Armazene a documentação pedagógica

É comum que a área de gestão pedagógica armazene diversos documentos, como históricos escolares dos alunos, papéis de trabalhos e avaliações realizadas, entre outros. Uma maneira de garantir mais produtividade para esse setor da escola é fazendo o armazenamento da documentação pedagógica no sistema de gestão, dessa forma estarão sempre disponíveis para serem acessados.

Além disso, o armazenamento em nuvem das informações é significativamente mais seguro, já que os dados estarão completamente protegidos em relação à riscos ambientais ou apagamento acidental.

– Faça correções automáticas de gabaritos

O Software de Gestão Escolar Sponte disponibiliza a função de correção automática de provas ou de simulados aplicados com gabarito, sendo uma prática que gera um ganho significativo de tempo e produtividade para os professores.

– Permita que os pais e responsáveis façam o acompanhamento

Os pais poderão ser comunicados via aplicativo ou portal sobre o desempenho pedagógico e as ocorrências de seus filhos, bem como sobre atividades extraclasse e eventos escolares, o que proporciona maior comodidade aos pais e alunos e promove o engajamento com a escola.

– Organize o quadro de horários

Um gerador de quadro de horários que esteja integrado ao seu software de gestão proporcionará um ganho de tempo considerável para os coordenadores pedagógicos, pois sabemos que fechar esse quadro é trabalhoso e requer atenção.

O software pode determinar os horários em que cada professor está disponível, indicar a forma como as disciplinas devem ser dispostas e controlar a utilização de ambientes, como quadras, salas e laboratórios. Assim, é possível elaborar grades com alta qualidade pedagógica, reduzindo horários vagos entre aulas.

Como é feita a gestão pedagógica em sua escola? Deixe a sua experiência nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *