Skip to main content

Gestão financeira escolar: o que é e como fazer

Uma gestão financeira eficiente é um dos pilares essenciais para o sucesso de uma escola. Para que esse setor alcance resultados positivos, é importante que esteja acompanhado de um planejamento estruturado que possibilite a previsibilidade acerca das diversas situações que ocorrem na rotina das escolas.

O que é gestão financeira escolar?

Com o objetivo de fazer o gerenciamento do fluxo de caixa, controlar as mensalidades dos estudantes e os pagamentos dos professores, entre outras responsabilidades, a gestão financeira escolar desempenha um papel fundamental para acompanhar o crescimento da escola.

A área financeira é capaz de influenciar em todos os demais setores, desta forma precisa ser feita uma excelente gestão com o intuito de desenvolver planejamentos e estratégias que pautem os objetivos e metas estabelecidos pela administração escolar.

Como o gestor pode fazer a gestão financeira

Atualmente, existem softwares inovadores com diversas funcionalidades que auxiliam a gestão financeira escolar. O Software de Gestão Escolar Sponte disponibiliza importantes recursos que são capazes de facilitar e simplificar os principais processos e as tarefas do setor financeiro, de modo que o profissional responsável garanta o bom desempenho da escola.

Através do sistema de gestão é possível fazer a combinação de lançamentos financeiros – possibilitando uma visão ampla do fechamento de caixa diário –, geração de receita e aplicação dos recursos e despesas. Com ele, os setores da escola têm mais autonomia e responsabilidade, além de proporcionar confiança ao gestor financeiro na visualização dos resultados.

Confira a seguir quais são os principais benefícios do Software de Gestão Escolar Sponte e como podem auxiliar no dia a dia da gestão financeira da sua escola, como o combate à inadimplência e o controle aprimorado do fluxo de caixa.

– Combata a inadimplência

Para minimizar o descumprimento do pagamento das mensalidades, existem mecanismos inteligentes que enviam notificações automáticas através de e-mail e SMS, alertando os pais e responsáveis sobre o vencimento das mensalidades.

Outro recurso disponível no Software de Gestão Escolar Sponte é a venda na recorrência de crédito – tecnologia usada por streamings como Spotify e Netflix –, em que a mensalidade escolar é debitada automaticamente no cartão de crédito mensalmente, evitando esquecimentos e garantindo a receita para a escola. Com esses recursos, a sua escola vai encontrar as ferramentas ideais para combater a inadimplência.

– Faça análises de relatórios financeiros

Com o Sponte, é possível desenvolver relatórios financeiros detalhados e que apresentem importantes informações sobre a escola. Assim, o gestor ou profissional responsável consegue fazer a identificação de fatores que precisam ser analisados, como acompanhar se todas as contas estão em dia, se as margens de lucro e os gastos estão em equilíbrio e muito mais.

Fazer a análise desses relatórios financeiros facilita também na tomada de decisões essenciais a uma gestão eficiente, como oportunidades de investimento ou a necessidade de ações para captação de recursos.

– Reduza os custos bancários

O Software de Gestão Escolar Sponte disponibiliza a função de boleto automático, de forma que a emissão e a baixa do pagamento é feita de forma automática, sem a necessidade de geração de arquivos CNAB para comunicação com o banco e pagamento de apenas uma tarifa bancária, na quitação do boleto.

Esse recurso apresenta diversas vantagens para o setor financeiro escolar, como o auxílio no controle da inadimplência, redução dos custos bancários e otimização da rotina da equipe financeira.

Como é feita a gestão financeira em sua escola? Deixe a sua resposta nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *