Skip to main content

Gestão Democrática: conheça quais são os benefícios dessa prática

Proporcionar um ambiente adequado para os alunos é essencial, pois é uma maneira de fazer com que eles fiquem mais interessados em seu aprendizado e exercitem importantes valores da sociedade. A gestão democrática apresenta diversos benefícios para a escola e seus participantes, de forma que muitas delas estejam aplicando essa prática em seu dia a dia.

Confira a seguir quais são os principais benefícios que a gestão democrática acrescenta para a sua escola.

Melhora a participação dos alunos

Com a possibilidade de participarem da gestão, os estudantes podem compreender contextos e valores importantes para a vida em sociedade, como trabalho em conjunto, o exercício da democracia e estar aberto para ouvir e debater diferentes perspectivas para um mesmo problema.

Essa prática é capaz de fazer com que eles se sintam mais empenhados e participem mais ativamente das tomadas de decisões, aulas e demais atividades da escola. No cenário da implementação da gestão democrática, os estudantes encontram maneiras de serem protagonistas de seu próprio aprendizado e de terem mais autonomia.

Desenvolve o pensamento crítico e político

Uma das questões mais importantes da gestão democrática é o fato dessa prática desenvolver o pensamento crítico e político tanto dos alunos como dos demais envolvidos na vida escolar. É um fator que precisa ser praticado com frequência para que todos os participantes saibam exercer seu pensamento politizado.

Diminui as ocorrências de indisciplina

A indisciplina pode ser causada por falta de motivação e de interesse no aprendizado. Assim, os estudantes vistos como indisciplinados terão a oportunidade de mudarem sua postura com a gestão democrática implementada na escola em que estudam. Essa prática possibilita que eles participem das discussões que abordem melhorias, como implementação de aulas mais dinâmicas e que seja um local em que os estudantes se sintam acolhidos.

Prática do exercício da democracia

O exercício da democracia é um direito de todo cidadão. Por isso, é essencial que a escola pratique desde cedo esse conceito e possa ensinar para seus estudantes os assuntos que estão envolvidos com a democracia. Com a gestão democrática, há como aplicar esse aprendizado na prática para que todos entendam o que é a democracia e o que é função de cada cidadão.

Trabalha o espírito de coletividade

Um dos principais pontos da gestão democrática é o fato de trabalhar o espírito de coletividade por ser uma demanda que possibilita que todos os membros da comunidade escolar – famílias, alunos e corpo docente – estejam unidos e possam trabalhar juntos. É uma maneira de fazer com que todos tenham liberdade de expressão e noções de vida em sociedade.

Possibilita o amadurecimento dos participantes

Os participantes – principalmente os alunos – podem amadurecer sua postura como cidadãos e suas relações interpessoais, além de independência e amadurecimento pessoal por estarem mais envolvidos nas tomadas de decisões que fazem parte da gestão e do cotidiano da escola.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *