Skip to main content

Gestão administrativa escolar: o que é e como fazer

Sendo uma importante área da escola, a gestão administrativa escolar faz o gerenciamento de processos, recursos e pessoas. Para que esse setor tenha um bom desempenho durante o ano letivo escolar, é fundamental que utilize as práticas ideais, como usar tecnologia e seguir as diretrizes da escola.

Continue acompanhando este artigo e saiba mais informações sobre o que é gestão administrativa escolar e como é possível implementá-la em sua escola. Confira!

O que é gestão administrativa?

Gestão administrativa é a área responsável da escola por verificar como estão sendo utilizados os recursos financeiros e físicos da instituição, além de cuidar da manutenção da escola e estar presente na definição de estratégias que têm como objetivo captar e reter os estudantes.

Esse importante setor precisa estar alinhado com os demais para que possa promover maneiras de fazer com que a escola tenha um bom desempenho. A gestão administrativa escolar precisa acrescentar a tecnologia em seu dia a dia, de modo que simplifique as suas tarefas.

Essa é a área da escola que faz a gestão de processos e de pessoas, de forma que precise buscar encontrar maneiras de otimizar os fluxos de demandas internas e fazer uma boa gestão de pessoas. Sendo assim, a gestão administrativa escolar deve fornecer ferramentas que auxiliem na melhoria do desenvolvimento da escola, como sistemas de gestão e até mesmo práticas relacionadas com as metodologias de ensino que podem ser aplicadas em sala de aula.

Como implementar uma gestão administrativa eficiente em sua escola

É fundamental que todas as escolas tenham uma gestão administrativa eficiente para que possam se desenvolver e oferecer serviços de qualidade para seus estudantes, colaboradores e demais membros da comunidade escolar. Para isso, existem algumas práticas que são essenciais para fazer a gestão administrativa. Confira quais são a seguir.

Esteja atento às burocracias

A gestão administrativa é responsável por lidar com as burocracias que envolvem a escola. Ou seja, o profissional da administração da escola precisa garantir que as leis e diretrizes da instituição sejam cumpridas da maneira correta. Para isso, desenvolva um cronograma para verificar com uma determinada frequência se essas demandas estão sendo desempenhadas de acordo.

Cuide da manutenção dos espaços da escola

Faz parte do escopo da gestão administrativa assegurar que a escola esteja sempre com seus ambientes limpos, organizados e que seja um local acolhedor para os estudantes e colaboradores. Por isso, cuide da manutenção dos espaços físicos da escola e saiba como administrar outros recursos, como materiais escolares. Essa prática faz com que a escola seja um ambiente receptível para todos os que a frequentam.

Saiba envolver os membros da comunidade escolar

Como a gestão administrativa escolar também envolve a gestão de pessoas, é fundamental que os profissionais dessa área utilizem práticas que envolvam os membros da comunidade escolar, tornando a sua escola um ambiente que possibilita que todos participem de seus processos. Essa é uma maneira de demonstrar que a sua escola se preocupa com seus profissionais, estudantes e familiares.

Acrescente mais tecnologia no dia a dia

Uma escola pode ter um desempenho aprimorado com a tecnologia presente em seu dia a dia, já que com as ferramentas ideais é possível otimizar processos e tarefas, de modo que o trabalho dos profissionais administrativos seja facilitado. Uma maneira de acrescentar tecnologia na rotina de sua escola é com o uso de sistemas de gestão, como o Software de Gestão Escolar Sponte, o qual disponibiliza diversas funcionalidades que garantem uma experiência de gestão escolar completa.

Esteja presente nas demais áreas da escola

É importante que a gestão administrativa esteja integrada com as demais áreas da escola, como secretaria, financeiro e pedagógico. Estando presente nesses setores, há como verificar o andamento das demandas da escola e colaborar na definição de estratégias de melhorias, como em relação à captação de alunos.

Como a sua escola faz a gestão administrativa? É utilizado um sistema de gestão? Compartilhe a sua experiência com a gente! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *