Skip to main content

Férias: como aproveitar melhor o tempo livre

É dezembro, ufa. Chegou a hora de descansar, de esticar as pernas, curtir a família e viajar. Por mais que muita gente também aproveite os dias livres para organizar a casa, os assuntos pessoais e estudar, o tempo de descanso é fundamental e não deve ser negligenciado.

Uma dica importante para quem não consegue se desligar totalmente do trabalho é estabelecer limites para o contato com o ambiente profissional, como por exemplo, perguntar como andam as coisas aos colegas que estejam no batente, ou chegar o e-mail profissional semanalmente.

Planejar um rito de férias também é interessante, pois isso te ajudará a aproveitar melhor o tempo, reservando dias para a organização, solução de demandas, viagem, etc. Porém, nada de rigidez. Lembre-se que o tempo é de relaxar, e não de cumprir agendas a risca.

Só não relaxe nos cuidados com a saúde. Tudo bem que o tempo livre pede preguiça, mas não deixe os exercícios físicos de lado, nem nas férias, nem nos meses de trabalho. Aproveite, inclusive, para praticar esportes coletivos com a família e os amigos, será uma boa oportunidade de socialização.

A alimentação saudável também deve estar presente, mesmo nestes tempos de festas e exageros. Vale lembrar que estas recomendações não devem ser encaradas como sacrifícios. Exercícios físicos e alimentação saudável geram qualidade de vida, mais energia e disposição para todas as outras atividades do cotidiano, inclusive as de lazer.

As férias também são ótimas para descobrir coisas novas, como ler bons livros, ouvir músicas novas, ver filmes, séries, conhecer novos lugares, mesmo que seja em sua própria cidade. Aproveite para rever amigos, familiares e também ficar à toa, sem culpa.

Se viajar de carro, não esqueça das revisões no veículo e de dirigir com cuidado. E por fim lembre-se do mais importante: descanse e divirta-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *