homem-mulher-conversando

Entenda como avaliar o desempenho do corpo docente em sua instituição

Avaliar o desempenho dos professores de uma escola é uma prática que todo gestor deve adotar, visto que é um modo de verificar a influência que esse profissional tem na vida de seus alunos e na educação em geral. Para isso, o gestor precisa entender como pode realizar a avaliação de seu corpo docente para que seja feita da melhor maneira para todos.

A importância de avaliar o corpo docente

O corpo docente é o grupo que reúne os principais responsáveis por educar as crianças e os jovens de uma escola, sendo uma das mais importantes práticas que levam a educação e a escola a progredirem na formação de bons cidadãos. Um bom professor também pode auxiliar crianças com dificuldades de aprendizado a alcançarem bons resultados.

Através da avaliação do corpo docente a escola também pode verificar se o plano de ensino está sendo aplicado em sala de aula de forma efetiva. Caso não, é possível entender quais são as dificuldades de determinado professor e ajudá-lo a aprimorar suas habilidades pedagógicas.

Realizar a avaliação de professores é uma tarefa complexa, visto que precisa ser desenvolvida de uma forma justa e imparcial, já que o resultado que a avaliação apresentar pode representar o futuro do professor na escola.

Como avaliar os seus professores

Estudos indicam que a implantação de mais de um método de avalição é o ideal, já que é um excelente jeito de apresentar diferentes perspectivas de um mesmo profissional. O gestor pode solicitar que o professor faça uma autoavaliação, analisando seus pontos fortes e fracos, e pode também pedir para que os alunos o avaliem – lembrando que essa avaliação pode ser vista como subjetiva e os alunos podem apontar algo que seja considerado como uma opinião pessoal.

Para fazer com que a avaliação fique ainda mais completa, o gestor pode frequentar algumas aulas para ter a possibilidade de observar pessoalmente qual é a postura do docente em seu momento de sala de aula e interação direta com os estudantes. Assim, ele poderá perceber se o professor tem desenvoltura e didática.

O feedback é essencial na avaliação de um professor

Após realizar essas diferentes formas de avaliação, o gestor tem como dever apresentar o feedback para cada membro de seu corpo docente. Apresentar os resultados dessas avaliações é essencial para que o professor saiba o que precisa melhorar e o que está fazendo corretamente.

No momento da conversa individual entre professor e gestor, este tem a oportunidade de esclarecer os pontos da atuação do professor que acredita necessitar de aprimoramento, como a maneira de tirar as dúvidas dos alunos ou a falta de didática e interação, por exemplo.

O gestor precisa ser claro e objetivo em seu feedback para que o professor não fique com dúvidas e realmente entenda o que precisa melhorar em sua prática profissional. Além disso, é essencial incentivar os membros do corpo docente a se autoaprimorarem, exaltando os pontos positivos dos profissionais e indicando cursos e leituras, entre outras orientações.

A escola e os membros da equipe pedagógica precisam apoiar constantemente os professores para que estes apresentem resultados e desempenho cada vez mais excelentes e condizentes com o que a gestão escolar espera de seu corpo docente.

Em sua escola é feita a avaliação de professores? Quais são as estratégias utilizadas? Conte para nós nos comentários.

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *