Skip to main content
Dois jovens alunos em sala de aula, estudando com um tablet

Entenda como ajudar seus alunos a organizar a rotina de estudos por meio de aplicativos

Um dos maiores desafios dos estudantes é conseguir organizar sua rotina e seu espaço para os estudos. Muitas vezes, não conseguem definir prioridades entre a imensa quantidade de matérias e podem se perder no processo de aprendizado.

Neste sentido, a escola tem um papel que vai além de suas dependências. Para que os alunos tenham bons rendimentos e trabalhem melhor com o tempo reservado para os estudos, é fundamental que a instituição os ajude a organizar sua rotina escolar.

Como o uso de aparelhos tecnológicos já é uma realidade na rotina dos alunos, a escola pode se beneficiar desta realidade utilizando os recursos desses aparelhos como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem. Uma das grandes vantagens que estes aparelhos e as empresas de tecnologia trazem é a possibilidade de usar aplicativos que facilitam e organizam o dia a dia dos estudantes.

Pensando nisso, a Sponte listou alguns aplicativos que sua escola pode utilizar para estimular os alunos a organizar a rotina de estudos. Acompanhe a leitura e confira!

1.Agenda online do estudante

Com este app, o estudante organiza, de forma rápida, seus compromissos, insere todas as informações que julga importante e ainda pode adicionar lembretes. Com essa organização, fica muito mais difícil que seus alunos percam prazos ou alguma atividade importante.

2.Todoist

O Todoist é um ótimo app para os alunos e para o professor, pois além de anotar as atividades que devem ser feitas, o usuário pode compartilhá-las com outras pessoas e delegar tarefas. A interface também permite que as atividades sejam organizadas pela data limite da entrega e as metas podem ser definidas semanalmente e mensalmente. Além disso, o app conta com um sistema de pontuação e o usuário pode acompanhar seu progresso por meio de gráficos.

Uma ótima ferramenta para alunos que realizam trabalhos em grupo e para professores que querem acompanhar o andamento das atividades da turma.

3.ClearFocus e StayFocused

O ClearFocus, utilizando a técnica Pomodoro, é uma ótima ferramenta que ajuda os estudantes a se concentrarem. O app cronometra o tempo determinado para realizar alguma tarefa e, durante esse período, o aluno deve evitar qualquer tipo de distração. Entretanto, para que não haja excesso nos estudos, o app envia notificação ao usuário sobre o tempo de descanso.

Indiretamente, a escola pode trabalhar com o aluno o treino da língua inglesa, no caso das escolas bilíngues, pois toda a interface deste app é em inglês.

Seguindo a linha de manter o foco, o Google Chrome oferece a extensão StayFocusd, que limita o tempo que o usuário pode passar em sites que o desconcentrem de suas tarefas (como Facebook, twitter ou qualquer outro que o usuário escolher). Trata-se de uma ferramenta muito útil para alunos que se perdem quando param para olhar as redes sociais.

4.Matrix Game

Por fim, o Matrix Game é um app que tem um viés mais de gamification. Trata-se de um jogo educativo que ajuda a desenvolver habilidades de percepção visual, atenção, concentração, orientação e os princípios de categorização e classificação. Além disso, o app ajuda a desenvolver funções executivas, como planejamento e perseverança.

Com versões diferentes indicadas para determinadas faixas etárias, é uma ótima ferramenta para trabalhar com crianças, desenvolvendo suas habilidades, sem dar muito foco às responsabilidades.

Gostou dos aplicativos? Já utiliza algum na sua escola? Conte-nos sua experiência através dos nossos canais de comunicação!

A Sponte está antenada em todas as novidades do mundo da educação para que sua instituição se desenvolva sempre. Conte sempre com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *