Educação Infantil: 6 dicas para encantar com histórias.

As atividades escolares das crianças foram se modificando ao longo dos anos e estão mais elaboradas. Mas ainda assim o ato de contar e criar histórias é uma das melhores maneiras de estimular a criatividade, atenção e imaginação dos pequenos. Muitos professores sentem-se envergonhados ou inseguros com a ideia de contar historias, ou incluir um momento como esse na pauta escolar. Vejam essas 6 dicas para encantar a galerinha.

1 –  Pare de dizer “Eu não sei contar histórias”.

Todo mundo sabe contar histórias. “Era uma vez a nossa escola”,  já é uma história. Buscar fatos do cotidiano para criar lembranças é uma ótima forma de começar. Sem pensar muito ou estipular regras, relembre momentos com os alunos como se fossem histórias de livros. 

2 – Lembre-se da sua infância.

As histórias que você ouvia quando criança ainda são válidas. Transmita para seus alunos as histórias que gostava de ouvir. Você pode contar, inclusive, histórias da sua família. Uma experiência interessante para seus alunos.

3 – Abuse de sons e gestos.

Isso ajuda durante a narração. Mudar a tonalidade da voz em cada personagem e expressar os sentimentos e os sons do ambiente tornam a experiência mais divertida para as crianças, além de ajudar a prender a atenção. 

4 – Tenha boa vontade.

Não conte histórias por obrigação. É preciso escolher um bom momento para não criar algo monótono para as crianças. Escolha um momento legal da programação escolar para incluir a “hora da historinha”. Antes de ir para casa ou antes do recreio são algumas opções. É um momento que deve ser divertido para alunos e professores.

5 – Use o que está ao seu redor.

Tecidos, tambores, instrumentos musicais, quadro, giz, cadeira…vale tudo. Você pode adaptar a sua história com objetos que existem dentro da sala de aula, trazer algo de casa ou até mesmo aproveitar o “Dia do Brinquedo” e interagir com os objetos que os alunos trazem. Tudo para deixar a historia mais completa e divertida.

6 – Alunos também contam.

Deixe as crianças participarem ativamente do processo. Responda perguntas, agregue sugestões e contribuições. “Professora, o vestido da princesa pode ser verde?” “E que tal se no lugar do lago existisse uma montanha?” A imaginação deles é criativa e esses momentos tornam a história dinâmica e única.

Parece simples, mas contar histórias é algo que marca a trajetória escolar dos pequenos. Nesse momento as crianças estão absorvendo todo tipo de informação e a capacidade da imaginação e a da criatividade delas vai longe. Aproveite isso. Inclua momentos de histórias na sua programação pedagógica.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *