Mãe deixando filha na escola.

Dicas para tornar o processo de matrícula escolar eficiente

A época da matrícula escolar está chegando. Na maioria dos cursos e escolas, isso significa que é hora de fazer campanhas. Em outras palavras, é hora de convencer seus alunos a ficar. E, claro, atrair novos alunos.

A matrícula escolar, no entanto, é um processo que passa por várias etapas. Como deixá-lo mais eficiente? Confira nossas dicas abaixo!

Análise a matrícula escolar dos últimos anos

Para garantir uma matrícula escolar mais eficiente neste ano, comece pensando nos anos anteriores. Como as matrículas foram conduzidas? Quais foram os resultados? Qual parte do processo foi mais difícil? O que funcionou melhor? Dos alunos matriculados, quais seguiram o curso normalmente? Quantas pessoas entraram em contato para fazer a matrícula, mas não se matricularam?

Além disso, analise a situação atual do curso. Por exemplo, talvez você já tenha uma média de quantos estudantes não farão matrícula. Se for um número alto, a melhor solução é pensar na captação de novos alunos.

Para ter uma visão maior das falhas do processo de matrícula, comunique-se. Pergunte aos alunos como foi a experiência. Se seus alunos forem menores de idade, pergunte aos pais. Fale também com a equipe administrativa do curso.

Assim, você pode corrigir as falhas e investir no que deu certo. Isso vai garantir uma matrícula escolar mais eficiente neste ano.

Invista no marketing

O que seus alunos consideram importante para determinar a matrícula? E o que seu público-alvo procura em um curso profissionalizante? Essas são perguntas-chave para fazer a campanha de marketing do seu curso.

Essa campanha pode ter várias etapas. Muitas delas, inclusive, não serão publicitárias. Por exemplo, você pode começar otimizando a página de informações da sua escola no site oficial. Ou conversar diretamente com alunos ou pais sobre os planos para o curso. A partir daí, comece a fazer o marketing.

O investimento financeiro não precisa ser grande. Afinal, hoje em dia, a maioria das pessoas passa muito tempo online. Por isso, o marketing digital se torna uma opção eficiente e viável do ponto de vista financeiro.

Aposte em tecnologia

Quando o assunto é eficiência, é claro que a tecnologia não pode ficar de fora. Sistemas automatizados são a melhor maneira de garantir processos mais produtivos. Com um software de gestão, até a matrícula escolar é feita com mais agilidade.

Por exemplo, esses softwares auxiliam na análise de desempenho de matrículas e rematrículas dos anos anteriores. Ao mesmo tempo, possibilita a matrícula e rematrícula online. Assim, o aluno define até a forma de pagamento do seu curso. Além disso, eles deixam os arquivos dos alunos armazenados em formato digital? O que isso significa? Menos perdas, danos e extravios de documentos importantes.

Com a tecnologia, a matrícula escolar fica mais organizada e eficiente. E isso ainda passa uma boa impressão aos alunos. Afinal, eles querem a garantia de estar se inscrevendo em uma escola bem estruturada.

A matrícula escolar é um processo que não começa quando futuros alunos dizem que vão se matricular. Ela começa muito antes, no preparo e planejamento do curso. Lembre-se de valorizar o que sua escola tem de melhor!

A Sponte traz muitas dicas para administrar melhor cursos e escolas. Acesse nosso blog e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *