Skip to main content

Dicas para controlar as turmas agitadas.

O cenário é conhecido de muitos educadores: vozes que não cessam, falta de concentração dos alunos, barulho, papos paralelos e bilhetes sendo repassados. Turmas indisciplinadas existem na maioria (se não em todas) as escolas e afetam diretamente o trabalho do professor, comprometendo conteúdo, aulas e desempenho dos próprios alunos.

Se você se identificou com o perfil acima, não se preocupe. Aqui vão algumas dicas básicas para controlar a turma, com métodos tradicionais e novos, mais eficientes.

Apresentar o conteúdo de forma atrativa é uma boa estratégia para manter a galerinha atenta. Eles precisam se interessar pelo o que o professor diz e pela forma como ele apresenta o conteúdo. Então, esbanje de novos formatos. Traga tecnologia, contextualização, música, dança, entre outros chamativos. Planeje sua aula de forma plena, e utilize os recursos que achar pertinente. Se precisar, use vários. Movimente a sala de aula para manter a disciplina sobre controle.

Sabemos que o primeiro impulso é parar com a bagunça. Mas espere. Aguarde seus alunos reconhecerem que estão falando sozinhos e não se manifeste até que haja silêncio total. Outra forma é usar a comunicação não-verbal.

Alguns professores batem palmas, outros usam fantasias. Crie situações não-verbais para controlar os alunos. Faça jogo. Um exemplo é do de levantar as mãos. Assim que eles verem o professor com a mão levantada, também devem erguer os braços. Ninguém quer ficar por último. Parece bobo, mas aos poucos a turma toma isso por brincadeira e aceita a ideia.

Para as crianças mais novas, combinar antes os comportamentos que serão tolerados e os que não serão também é uma tática. Desde o início mostre aos seus alunos que você está no controle, e que não tolerará algumas atitudes. Os que se saem melhor podem ganhar prêmios e brindes.

Acima de tudo, mantenha a calma, pare alguns minutinhos. Algumas escolas apresentam alternativas como tocar músicas suaves e ensinar os alunos a relaxar o corpo e respirar. Planeje suas aulas junto aos gestores da sua escola, e juntos construam um plano de ensino que seja ótimo para alunos, educadores e gestores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *