Skip to main content

Dicas de como fazer uma aula atrativa aos alunos

Quem nunca ouviu alguém reclamar de algum professor, ou de uma aula que custou a passar? Isso geralmente acontece em algumas escolas. Podemos dizer que às vezes essa aula considerada maçante, pode acontecer por falta de habilidade de alguns professores, ou falta de comunicação entre todos na escola.

Para que a aula seja atrativa e os alunos consigam entender o conteúdo proposto, é preciso que o professor envolva os alunos na aula, e que esta realmente chame a atenção. É sabido que às vezes a falta de motivação de um professor, pode interferir diretamente nas aulas e acabar desmotivando também os alunos. Se caso a desmotivação bater, é possível resolvê-la em uma conversa com a direção da escola, por exemplo. Se você professor, deseja tornar suas aulas mais atrativas, veja abaixo algumas dicas:

Observe quem são seus alunos – Quando falamos em observar, estamos dizendo para você prestar a atenção e entender o que os seus alunos acham atrativo. Identifique quais são os conteúdos que eles mais têm dificuldades e tente explica-los com base nas atividades que eles gostam de fazer nas aulas. É importante também, conhecer os alunos, saber de onde eles vêm, quais são seus objetivos, entre outras informações que podem ajudar a ter um melhor convívio nas aulas.

Seja objetivo – Nada de ficar enrolando com o assunto. Você até pode contar algumas histórias e piadinhas para chamar a atenção dos alunos, mas lembre-se de explicar o conteúdo claramente para que eles possam frisar bem e conseguir aprender. Use a criatividade para explicar seu conteúdo aos alunos.

Use a tecnologia na sala de aula – Se usada de maneira correta, a tecnologia pode atrair e evolver os alunos na aula. Não que ela vá substituir um professor; ela vai ajuda-lo no seu dia a dia a tornar a aula mais dinâmica e atrativa. O professor pode fazer com que os alunos busquem vídeos e materiais online que possam complementar o que está sendo explicado. Isso pode fazer com que os alunos prestem atenção nos assuntos propostos.

A Sponte pode te ajudar a atrair novos alunos para a sua escola

Há mais de 18 anos no mercado, a Sponte vem possibilitando que as escolas tenham uma gestão mais simplificada por meio do seu sistema. Todas os dados financeiros e pedagógicos de uma escola podem ser automatizados e acessados através do programa de gestão da Sponte.

A qualquer hora e em qualquer lugar, seja de um computador, de um smartphone ou tablet, você gestor e seus profissionais podem buscar informações no sistema para tomar decisões mais precisas. O software da Sponte ainda disponibiliza outras funções que pretendem facilitar a comunicação entre pais, alunos e a escola.

Isso é possível, por meio deste software de gestão educacional, onde o contato pode ser feito constantemente através do Portal do Aluno e do APP do Aluno (que são integrados ao Sponte). Eles funcionam como uma extensão online da escola. Com isso, os alunos e seus pais podem conferir as mensalidades, gerar boletos, ver boletins e calendários escolares, consultar notas e faltas, ver o cronograma das aulas, fazer downloads de materiais e muito mais.

Você gestor, pode ter certeza de que quando uma comunicação é bem feita, isso acaba chamando a atenção para a organização da sua escola e atraindo mais alunos. Conte com a Sponte para gerenciar a sua instituição e acabar com tarefas manuais que lhe tomam muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *