Professor dando aula para alunos em sala de aula.

Como Sponte ajuda na captação e retenção de alunos

A captação e retenção de alunos é uma preocupação comum da equipe escolar. Afinal, os alunos são o que move uma escola. Conquistar novos alunos e fidelizar os atuais é muito importante para levar a escola ao sucesso.

Mas com garantir a captação e retenção de alunos? Uma boa solução de gestão pode ajudar. Continue sua leitura para saber mais!

Captação de alunos com a Sponte

Captar novos alunos é uma das principais maneiras de manter sua escola em crescimento. Existem muitas formas de fazer isso, mas trabalhar de forma ativa para gerar interesse pela escola é essencial.

Para garantir que ações de captação estejam entre as prioridades da equipe, o primeiro passo é definir metas. E para isso, é preciso entender o desempenho da escola até então. Com um software de gestão, é possível conferir todas as estatísticas de captação dos últimos tempos. Quantos alunos entraram na escola? De que forma eles a conheceram? Isso ajuda a criar metas atingíveis, mas desafiadoras, que motivem a equipe.

Além disso, a Sponte auxilia na estratégia de marketing, trabalhando com o funil de vendas. Uma boa estratégia de marketing pode ajudar na captação e retenção de alunos. Cobrindo todas as etapas da venda, desde a procura por uma solução de ensino, ela leva os alunos interessados para sua escola.

Por fim, trabalhar com uma solução de gestão tecnológica melhora a visão que alunos e responsáveis têm da sua escola. Sabendo que podem confiar em um sistema organizado e seguro, a possibilidade de fazerem a matrícula aumenta. Assim, a Sponte pode melhorar suas captações.

Retenção de alunos com a Sponte

Quando se trata de reter alunos, muitos fatores podem influenciar. É difícil encontrar um único motivo que leve os alunos a deixarem uma escola. Com o sistema Sponte é possível analisar o rendimento dos alunos, contratos pendentes e ter um score, ou seja, uma pontuação que permite uma visão de rendimento e também se o aluno ficará ou não na escola antes da decisão final.

A organização, por exemplo, é um fator que influencia na retenção. Escolas desorganizadas, que sempre precisam remarcar eventos e refazer documentos, costumam ter um alto índice de evasão. Nem alunos nem responsáveis querem ter que lidar com questões burocráticas tantas vezes. Mas com uma solução de gestão, você pode organizar melhor a escola e reduzir essas dificuldades.

Outro fator decisivo é a comunicação. Quando alunos e responsáveis não tem um canal de comunicação, eles se sentem distantes da escola. Fazer reclamações e sugestões, receber comunicados sobre eventos, conversar sobre as questões dos alunos, tudo isso faz diferença. O Sponte abre canais de comunicação que vão ajudá-lo a ouvir a comunidade escolar. Estimulando essa troca de ideias, você aproxima o aluno da escola e aumenta os índices de retenção.

Além disso, existem outras formas de aproximar os alunos por meio de uma boa solução de gestão. É possível acompanhar as frequências pelo sistema, por exemplo, e conversar com aqueles que estão com muitas faltas. Descobrir, assim, as dificuldades de cada aluno, é uma forma de saber como a escola pode ajudar – e, consequentemente, aumentar a retenção.

A Sponte pode ajudar com a captação e retenção de alunos em sua escola de diversas formas. Entre em contato e saiba mais sobre nossa solução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *