Skip to main content

Como preparar uma confraternização de final de ano para os alunos e suas famílias

O momento do final do ano letivo é marcado por atividades que marcam a finalização de mais uma etapa. Nessa época é comum reunir todas as pessoas da escola para comemorarem o encerramento das aulas e a chegada das férias. Para isso, o gestor precisa saber como preparar uma confraternização de final de ano para os alunos e suas famílias.

Continue acompanhando esse artigo que preparamos para você, gestor, e veja o que é necessário para planejar esse importante acontecimento de sua instituição.

Como preparar uma confraternização de final de ano

O gestor escolar pode preparar a confraternização de final de ano de sua escola de diversas maneiras, estando de acordo com os objetivos da instituição.

– Prepare apresentações feitas pelos alunos

Uma das partes mais importantes da confraternização de final de ano é realizar uma apresentação em que os alunos possam mostrar seus talentos. O gestor pode planejar junto com os professores o que os estudantes vão performar. Pode ser uma dança coreografada, uma peça de teatro, um coral, entre outras atividades.

Depois de decidirem o que será apresentado, marque como e quando serão os ensaios dos alunos. Nesse momento é importante pedir para que os professores fiquem atentos para a reação das crianças e dos jovens, já que pode ter um ou outro aluno que se sinta desconfortável com o que terá que fazer na apresentação. Converse com os estudantes e mantenha-os motivados.

– Solicite a participação dos pais e responsáveis

Em uma confraternização de final de ano de uma escola, a participação dos pais e dos responsáveis é essencial. Afinal, em muitos casos, tudo foi preparado justamente para mostrar para as famílias. Convide-os para estarem presentes nos momentos de apresentações e enfatize que a participação deles é fundamental tanto para os alunos quanto para os professores.

– Planeje o que será necessário para a confraternização

Os recursos necessários para planejar uma confraternização dependem do que fizer parte da programação desse acontecimento em sua escola. Ou seja, organize tudo o que for preciso para cada etapa desse dia, como caixa de som, microfone, espaço para os pais, comidas e bebidas, etc.

Caso os ambientes de sua escola forem pequenos para comportar todas as famílias, os alunos e as equipes da própria instituição, busque outro lugar que esteja de acordo com o espaço necessário para o evento. Isso também vale para os demais serviços – empresa de animações de eventos, serviço de comida e outros.

Esteja atento para os valores de cada serviço, já que não é recomendável ultrapassar o orçamento destinado para esse fim.

– Estruture uma mostra de trabalhos dos alunos

Os alunos de cada ano escolar fizeram diversos trabalhos durante os meses de aulas. Que tal reuni-los para estruturar uma mostra de trabalhos? Será uma iniciativa que vai encantar os alunos, por verem seus desenhos e artes expostos, e as famílias, já que vão poder ver o que suas crianças fizeram na escola.

– Prepare um discurso de agradecimento

O gestor é uma personalidade especial dentro do universo escolar, já que ele é o responsável por gerenciar a instituição de ensino e ser capaz de manter todas as áreas organizadas e em harmonia para proporcionar o melhor desempenho da escola.

No momento da confraternização de final de ano, uma atitude que demonstra respeito e consideração para com todos os membros da comunidade escolar é fazer um breve discurso exaltando os bons resultados que só foram possíveis com a participação e empenho de todos.

Como a sua escola se organiza para preparar a confraternização de final de ano? Deixe o seu comentário para nós!

 

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *