Skip to main content

Como organizar a escola no período de férias de fim de ano

O fim de ano letivo marca o encerramento de um ciclo de muito aprendizado e de desenvolvimento dos estudantes. É essencial que o gestor saiba como organizar a escola no período de férias para o momento de volta às aulas.

Neste artigo, vamos apresentar práticas simples e essenciais para deixar todos os setores da escola em ordem na época de férias de fim de ano, como limpeza dos ambientes, planejamento da gestão, reunião com a equipe e muito mais. Confira a seguir!

– Armazene os documentos corretamente

Durante os meses de aula é comum que muitos documentos e papéis sejam acumulados. São cadernos, agendas, diários de sala, papéis de provas e atividades, entre outros, que vão se juntando nas salas de aulas e armários. Esses papéis são de grande importância para a escola por registrarem o que foi realizado em cada disciplina e turma, assim como o progresso dos alunos.

O gestor e sua equipe devem armazenar os documentos corretamente para que tudo esteja organizado para um momento futuro. Organizem armários com caixas, pastas e sistemas de arquivos de forma que os documentos fiquem separados de acordo com sua área – provas, diários de classe, portfólio do alunos e outros.

Esse momento também é ideal para descartar o que não é mais relevante com o intuito de não acumular papéis desnecessários para a rotina.

– Limpe e reforme os espaços físicos

A infraestrutura da escola precisa estar em dia para proporcionar espaços de qualidade para as crianças e para os jovens. O período de férias de fim de ano é o momento ideal para organizar esses ambientes e também para planejar uma limpeza completa, já que a escola estará vazia e essa tarefa não irá atrapalhar as aulas.

Nessa época também é importante checar os desgastes desses espaços, assim como lugares que precisam se reformas. Para isso, é necessário fazer uma avaliação crítica dos ambientes e saber em quais será necessário fazer mudanças.

Essa atitude requer bastante planejamento para que todas as reformas acabem antes de o período letivo retornar, garantindo o bem-estar dos alunos e dos funcionários.

– Faça uma reunião geral com a equipe

O período que antecede a saída para as férias é o momento de fazer os balanços dos resultados de cada área da escola, como financeiro, pedagógico, gestão e outras. O gestor deve verificar quais foram os seus desempenhos e convocar uma reunião geral com a equipe de sua escola.

Durante a reunião, ele deve apresentar tais resultados e possibilitar maneiras para que os colaboradores opinem e discutam sobre o que acham que deve ser modificado para que no ano seguinte. É essencial para o sucesso da escola que frequentemente sejam feitas avaliações das estratégias adotadas por cada área, certificando-se de quais são os pontos fracos e fortes.

O gestor também deve exaltar aquilo que teve um resultado satisfatório, de forma que mostre para as equipes que foi um ano de muito trabalho e conquistas.

– Planeje a gestão para o próximo ano

Outra maneira fundamental de organizar a escola para o próximo ano letivo é por meio da elaboração de um planejamento completo para a gestão futura. O gestor precisa definir quais serão as estratégias a serem implementadas no ano seguinte, assim como as metas e objetivos que deseja que a escola conquiste.

Além disso, todos os profissionais envolvidos no planejamento pedagógico, como o corpo docente, devem se reunir para discutir o que será feito pela educação das crianças e dos jovens que estudam na instituição. É importante levar em consideração o desempenho dos alunos no ano que se passou a fim de que as mudanças sejam feitas para ajudá-los a melhorarem seu aprendizado.

Como a sua escola se organiza para as férias de fim de ano? Deixe o seu comentário abaixo!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *