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Como o Storytelling pode ajudar a sua escola na captação de alunos

Como o Storytelling pode ajudar a sua escola na captação de alunos

O gestor de escola está constantemente buscando maneiras de atrair novos alunos e seus familiares para a sua escola. Nesse sentido, o Storytelling vem sendo uma ferramenta muito utilizada para contar histórias e envolver o público, que cada vez mais é a aposta de empresas de diversos segmentos.

Trata-se de um recurso importante em diversas ações de marketing, empregando características para transformar uma história “comum” em uma narrativa envolvente, ideal para atrair o público certo por conter elementos de cunho pessoal e emocional.

Confira a seguir como fazer com que a história de sua escola seja uma verdadeira inspiração. Acompanhe!

Saiba estruturar e planejar a sua história

A narrativa sobre a sua escola poderá estar em diversos canais de comunicação: o site da escola, redes sociais, na mídia, entre outros. Por isso, é preciso que ela seja bem estruturada e planejada para que cada elemento presente em seus parágrafos tenha um motivo para estar ali, ou seja, que traga significado para quem está lendo. Pense em qual mensagem você deseja transmitir e siga com a estrutura a partir deste ponto.

O Storytelling de uma escola pode apresentar o caso de um aluno ou de um funcionário e sua história para inspirar o público. Mostre como a escola ajudou em todo o processo, principalmente se houver algum desafio em seu caminho que foi superado.

Uma boa estrutura para a narrativa do Storytelling é a de dividir a história em três partes: começo, meio e fim. No começo, o personagem precisa ser apresentado, assim como sua história e as principais motivações pessoais. Na segunda parte, mostre os empecilhos que surgiram em seu caminho e como foram solucionados por ele. Já no momento final, conte o que foi aprendido pelo protagonista, deixando uma mensagem inspiradora e positiva para o público.

O público a ser atingido precisa estar de acordo com a persona definida para a escola, já que é isso que determinará a linguagem, estilo e tom de voz – e até mesmo o personagem – a serem utilizados na narrativa. Além disso, é importante apresentar os desafios, superações e mostrar que se trata de uma pessoa, já que o público terá uma maior identificação por se tratar de uma história pessoal.

Faça a adaptação da história para cada formato

Provavelmente a sua escola está em mais de uma rede social, além do próprio site. Cada rede social funciona melhor com um determinado formato de conteúdo e é importante que história da escola esteja adequada para cada um.

Para isso, faça uso de diferentes elementos de acordo com o formato. Caso seja um texto de apresentação no site, o foco deve estar na linguagem, gramática, pontuação e legibilidade do texto. Se for um vídeo institucional, é preciso focar no tom de voz, nas expressões visuais ou elementos gráficos, e nas pausas que o narrador deve fazer.

Apresente o que a sua escola oferece

É possível que o público a ser captado tenha interesse em um determinado serviço. Uma maneira de ressaltar a importância da sua escola é ao apresentar os diversos benefícios e serviços que ela possui para ajudar no desenvolvimento do aluno.

Mostre o serviço de sua escola como a solução que o leitor da narrativa precisa de uma maneira que ela indique os motivos da escola para fazer o que faz, sempre dizendo apenas a verdade. Uma boa história é qualificada pelo efeito que é capaz de causar nas pessoas.

O Storytelling é uma importante técnica a ser utilizada na captação de novos alunos por fazer uso de valores e sentimentos pessoais, além de mensagens inspiradoras e positivas capazes de estabelecer uma forte conexão com aqueles que buscam um determinado serviço na área da educação. O ser humano é um contador de história por natureza e ao utilizar as ferramentas corretas para isso, consegue alcançar o sucesso.

Você já colocou as técnicas do Storytelling em prática em sua escola? Deixe a sua experiência nos comentários abaixo!

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