Como motivar os alunos na volta às aulas

Muitas vezes o início do ano letivo demora a engrenar para alguns alunos, acostumados ao ritmo das férias. Cada idade, turma e nível escolar tem suas características, mas geralmente os primeiros dias acabam sendo de adaptação com a rotina em sala de aula. Algumas dicas, porém, podem ajudar a diminuir esse tempo e tornar a volta ás aulas mais agradável.

Interligação

Um dos motivos que mais desestimulam os estudantes é acreditar que o conteúdo conversa pouco com o seu cotidiano. Por isso, é fácil acreditar que o que está fora dos muros da escola é mais interessante do que a sala de aula. É importante estabelecer a ligação entre o conteúdo e o mundo, e mostrar como as disciplinas se relacionam com a rotina do aluno fora da escola.

Possibilidades

A aula precisa ser atrativa para o estudante, e uma boa forma de torná-la mais dinâmica é mesclar estilos. Aulas expositivas, por exemplo, podem incluir mais a participação dos estudantes, com atividades na lousa, diálogos, entre outras possibilidades.

Opiniões

Ouvir os alunos também é uma forma eficaz de motivá-los. Assim eles sentirão que o professor de fato se importa com o que a classe pensa a respeito do seu aprendizado e dos conteúdos apresentados.

Escolhas

A possibilidade de escolher cria no aluno a sensação de que ele tem controle sobre o seu aprendizado. Deixar que os grupos de estudos se formem naturalmente, por exemplo, é uma forma de possibilitar escolhas e dar mais importância para o aluno e suas decisões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *