Skip to main content

Como motivar os alunos na volta às aulas

O período de volta às aulas sempre gera muitas expectativas para a escola, professores, pais e alunos – afinal, após algumas semanas de férias e descanso, motivar os estudantes a retornarem à rotina escolar pode ser um desafio para a instituição de ensino.

Continue lendo este artigo para saber o que você, gestor, e sua equipe pedagógica podem fazer para manter os estudantes animados e interessados pelo aprendizado e pela escola.

Como motivar os alunos na volta às aulas com essas 5 práticas

Um dos principais motivos que apresentam a importância de motivar os estudantes é que, quando motivados, eles demonstram mais interesse e concentração nas aulas. Com isso, o desempenho da escola melhora e é possível evitar a evasão escolar.

1. Organize uma recepção com atividades e brincadeiras

Receber os alunos depois do período de férias pode ser algo divertido. Para isso, organize uma recepção de volta às aulas com diversas atividades e brincadeiras, como pega-pega, gincanas, esportes e outras. É importante adequar a programação para as diferentes idades dos alunos de sua escola. Assim, eles vão se sentir acolhidos e motivados para começarem mais um ano letivo.

2. Apresente o que irão estudar nas disciplinas

Após as brincadeiras, o corpo docente pode começar a conduzir os estudantes para a volta às aulas por meio de uma apresentação de quais conteúdos eles irão estudar nas disciplinas. Da mesma maneira que nesses momentos os professores expliquem quais são as regras a serem seguidas – não usar o celular, fazer as lições de casa, etc. –, eles podem informar os alunos sobre os temas que serão trabalhados durante o ano. Essa prática auxilia na motivação dos alunos por ser uma maneira de eles se preparem para os próximos meses.

3. Envolva os alunos no planejamento das aulas

Os planejamentos das aulas podem envolver os alunos, sendo uma maneira de motivá-los a participar de sua escola. É fundamental que o corpo docente peça sugestões para seus estudantes com o intuito de saber o que eles mais gostam de estudar e como preferem que as aulas sejam – com filmes, vídeos, músicas, uso da internet, entre outras maneiras.

4. Apresente o calendário escolar

É fundamental que no início do ano letivo os estudantes já tenham conhecimento do calendário escolar, já que é um recurso essencial para que possam estar preparados para avaliações, eventos, atividades e outros acontecimentos de sua escola. Por isso, após estruturar o calendário da instituição, ele deve ser compartilhado com a comunidade escolar.

5. Motive os professores

Para garantir que seus alunos estejam motivados no período de volta às aulas, é essencial incentivar os professores a estarem motivados também. Assim, eles estarão mais preparados para acolher e instruir as crianças e os jovens durante o ano letivo.

O gestor pode motivar seus professores por meio de feedbacks positivos e de suporte profissional, como auxílio para a formação continuada, e com a criação de um bom ambiente de trabalho e uma escola com uma infraestrutura em excelente estado.

Como a sua escola motiva os alunos na volta às aulas? Deixe a sua experiência nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *