Skip to main content

Como melhorar a participação dos pais nas reuniões escolares?

Isso é algo que as escolas estão sempre em busca: melhorar a participação dos pais nas reuniões. Esses encontros que geralmente acontecem nos finais dos bimestres, servem para que os pais fiquem por dentro da evolução dos filhos, dos métodos que eles aprendem, e o que a escola está fazendo ou planejando. Como a escola foi criada para servir à sociedade, é natural que ocorram reuniões durante o ano.

Mas o que acontece, é que muitos pais acabam não comparecendo nas reuniões escolares. E os motivos de os pais não frequentarem as reuniões são vários. Reuniões com horários que chocam com o horário de trabalho dos pais, diretores ou professores que as vezes acabam falando abertamente a todos os pais sobre o mau comportamento de cada aluno (e isso de certa forma acaba constrangendo alguns pais), esquecimento, entre outros motivos que podem fazer com que os pais não estejam presentes nesses encontros.

Mas é bom lembrar que a presença dos pais nessas reuniões contribui diretamente para o envolvimento dos filhos com a escola. É importante que os pais frequentem o ambiente escolar, saibam o que os pequenos estão aprendendo, para que consigam incentivar o comportamento de estudante dos filhos.

Quando unidos, os pais e a escola, conseguem refletir sobre o andamento da instituição, suas dificuldades, e juntos eles tentam buscar e oferecer o melhor para os alunos. Eles não irão medir esforços para promover mudanças que sejam significativas para os jovens educandos.

Dicas para aumentar a participação dos pais nas reuniões

Escolha um horário adequado para os encontros: as vezes a escola não planeja direito os horários e muitos pais não comparecem as reuniões. É interessante pesquisar com os pais qual o horário que eles preferem que seja marcado para que eles consigam comparecer na escola. Assim, a escola pode fazer com que mais famílias compareçam.

Promover festas e eventos culturais: a apresentação dos filhos, seja numa dança ou num teatro, pode fazer com que os pais se aproximem da escola e tenham mais interesse por ela. Às vezes, o que as famílias precisam para se aproximar mais da instituição e frequentarem as reuniões são as festas promovidas pela escola para toda a família.

Enviar lembretes das reuniões: a correria do dia a dia pode fazer com que o pais esqueçam dos encontros na escola. Chegam cansados do trabalho e as vezes acabam esquecendo mesmo. O que as escolas podem estar fazendo para lembrar os pais dessas reuniões, é procurar ferramentas que auxiliem no aviso. O software educacional da Sponte é uma dessas ferramentas que além de servir para facilitar a gestão da instituição, dispõe de recursos que melhoram a comunicação entre a escola, pais e alunos.

Com o App do Aluno, totalmente integrado ao sistema Sponte, pais e alunos interagem diretamente com a escola, tendo acesso às informações pedagógicas, financeiras, e ainda possibilita o envio de notificações para alunos e responsáveis. Assim, toda vez que tiver reunião, o sistema envia um lembrete para que os pais compareçam.

Siga estas dicas; aumente a interação entre pais, alunos e a escola, e tenha reuniões proveitosas na sua instituição de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *