Sistema de Gestão escolar: desafios de implementar uma plataforma

Para lidar com os assuntos de gestão escolar, o uso de softwares é uma boa opção. Pois ao implementar uma plataforma a rotina se torna mais eficiente e aumentam a produtividade. Além disso, podem ajudar a otimizar muitas tarefas de gestão.

Com calendários, documentos e agendas organizadas, as soluções de gestão melhoram a rotina de todos. Uma escola que utiliza um sistema automatizado percebe as vantagens rapidamente. Desde o controle de rematrícula ao acompanhamento de frequências, os processos ficam mais eficientes para gestores e equipe administrativa

Mas isso não quer dizer que o uso de soluções de gestão não tragam desafios. Confira abaixo quais são e como lidar com eles.

Desafios de implementar uma plataforma

Mesmo que utilizar um software melhore o fluxo de atividades da escola, existem dificuldades que o acompanham. Por exemplo, essa implantação significa mudanças significativas. E mesmo que sejam mudanças para melhor, elas podem sofrer resistências.

Isso quer dizer que alguns membros da equipe podem não querer usar o novo sistema. Eles podem continuar usando o sistema antigo, alegando que ele já funciona. Ou usarem o sistema novo da maneira errada.

Em alguns casos, no entanto, mesmo sem resistência, pode existir uma dificuldade. Afinal, esse sistema de gestão escolar é tecnológico, e nem todos sabem lidar com tecnologia.

Nos dois casos, é possível implantar a nova gestão escolar de modo que exista menos resistência. E, no fim da implantação, todos vão saber usar o novo sistema.

Implantando uma plataforma de gestão escolar

Confira abaixo algumas dicas para instaurar uma solução de gestão em sua escola:

Fale dos benefícios da tecnologia

Tecnologia traz muitos benefícios para a gestão escolar. Entre eles, a melhor gestão de tempo, a economia e um melhor relacionamento com a comunidade escolar. Mostre para sua equipe como o novo sistema beneficia a todos.

Torne a decisão comunitária

Decidir-se por um novo sistema de gestão escolar deve ser uma tarefa de equipe. Mostre as opções a todos e fale sobre as vantagens e desvantagens. Ouça as opiniões e discuta as dificuldades da escola. Então, deixe todos opinarem no que acham melhor.

Busque treinamentos

Um bom sistema de gestão escolar oferece guias e outros recursos para treinar todos os usuários. O sistema Sponte, por exemplo, oferece webinars, treinamentos online e vídeos, tanto antes quanto após o processo de implantação.

Seja mudando de software ou implantando a primeira solução de gestão, você conta com o apoio contínuo da equipe Sponte. Além disso, tem acesso ao chat virtual imediato e ao atendimento telefônico.

Pense no atendimento

Como dissemos, a Sponte está disponível para tirar dúvidas sobre o software. E isso é muito importante: sua equipe vai se sentir melhor amparada. Ao contratar uma solução de gestão escolar, pergunte se esse acompanhamento está disponível. Se não estiver, sua equipe poderá encontrar mais dificuldades.

Comece aos poucos

Querer mudar o sistema de gestão do dia para a noite pode não ser a melhor estratégia. Além de criar um clima desfavorável para a equipe, pode-se diminuir a aceitação do novo sistema. Apresente as vantagens, convide-os a participar do processo de escolha, tranquilize-os em relação aos serviços da empresa aprovada e priorize a capacitação da equipe. 

Você verá que a sua equipe irá avançar gradativamente no processo de implantação e automatizará suas rotinas operacionais ao novo software. 

Ficou interessado no sistema Sponte? Venha conferir nossos benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *