Skip to main content
Como harmonizar e criar sinergia entre famílias e escolas?

Como harmonizar e criar sinergia entre famílias e escolas?

A parceria entre família e escola é um elo fundamental no processo de aprendizagem de qualquer criança e adolescente. Quando os pais deixam de acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos, o rendimento e dedicação do aluno costuma cair. Além disso, um estudo realizado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontou que as crianças que não têm acompanhamento escolar dos pais apresentam desempenho menor nos estudos e maior número de faltas. Por isso, a Sponte separou algumas dicas para sua escola melhorar o relacionamento com a família e aumentar o rendimento de seus alunos. Confira.

Analise a relação da escola com os pais

O primeiro passo para alcançar um bom relacionamento é fazer uma autoanálise para identificar os erros e acertos. Questione-se: a escola incentiva uma relação mais próxima com a família? A linguagem utilizada é acessível e passível de ser compreendida pelos responsáveis? As reuniões e encontros periódicos permitem a participação de todos os tipos de pais? E elas são suficientes para estreitar os laços entre escola e família?

Essas questões devem ser respondidas com sinceridade para que haja uma análise real da situação da escola.

Arrisque: promova eventos além das reuniões periódicas para participação da família

É importante que o contato com os pais não se dê apenas por meio das reuniões escolares. Busque promover atividades e eventos que necessitem da participação da família. Atividades como feiras, gincanas, peças de teatro possibilitam momentos de lazer no ambiente escolar e estreitam os laços de relacionamento entre as partes.

Mostre aos pais que a escola está sempre de portas abertas para recebê-los.

Invista nas reuniões pedagógicas  

As reuniões periódicas são ótimas para os pais saberem do rendimento de seus filhos. Mas vá além! Proporcione nesses espaços momentos de explicação sobre o papel da família no desenvolvimento escolar da criança, busque informar sobre os pontos a serem trabalhados em casa e possibilite uma comunicação mais personalizada, por meio de encontros individuais ou em grupos pequenos.

É muito importante também que essas reuniões sejam feitas em dias e horários que permitam a presença do maior número possível de pais. A maioria dos responsáveis afirmam que não conseguem comparecer às reuniões porque elas acontecem em horário comercial, em que a maioria das pessoas está trabalhando. Dessa forma, realizar reuniões aos sábados e fora do horário comercial é uma ótima forma de contornar a situação e garantir a presença deles.

Melhore a comunicação 

Ter uma comunicação bem sucedida com a família é fundamental para que ela se engaje na rotina escolar do aluno. Mantenha sempre os pais atualizados sobre as atividades que seu filho realiza e possibilite que eles vejam essas atividades. Além disso, ouça o que os pais têm a dizer: busque saber suas opiniões, sugestões e críticas e leve-as em consideração na tomada de decisões internas.

Adote o uso de novas tecnologias, uma comunicação on-line se adequa ao contexto da sociedade atual e permite a maior participação dos pais nas questões educacionais de seus filhos. Um Software de gestão educacional é uma grande inovação, que unifica o meio de comunicação e tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos, por meio dele a comunicação com os pais fica mais fácil, rápida e completa.

Se você está preocupado com a comunicação com os pais que não são muito adeptos da tecnologia confira nosso artigo sobre como aprimorar a comunicação mesmo com pais menos tecnológicos.

Quando o aluno percebe que seus pais se interessam por sua vida escolar ele se sente valorizado e desenvolve-se de maneira segura e com alta autoestima. Por isso, embora pareça uma tarefa difícil, a escola deve buscar sempre uma relação harmônica e sinérgica com os pais para que eles se engajem na rotina escolar dos pequenos. Esperamos que nossas dicas ajudem a sua escola nesse processo. Conte sempre com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *