Como estrear no cargo de diretor com sucesso?

Como estrear no cargo de diretor com sucesso?

Estrear na função de diretor em uma instituição de ensino pode gerar muitas dúvidas e anseios já que se trata de um cargo de grande responsabilidade, tanto com a escola quanto com os profissionais envolvidos, os alunos, suas famílias e a comunidade. Veja, a seguir, algumas ideias que podem fazer da sua estreia um sucesso!

Qual é o papel do diretor escolar?

O gestor da instituição, ou o diretor escolar, é o principal responsável pelo crescimento e aprimoramento da empresa e deve buscar estratégias para que as demandas administrativas e pedagógicas sigam em equilíbrio. Dessa forma, o diretor deve proporcionar todo o suporte necessário às equipes, suprindo necessidades para que a execução do trabalho seja realizada de forma plena.

Com tantas atribuições, é bastante comum que o novo gestor tenha algumas inseguranças nesse momento de transição. Para ajudar nessa questão, a Sponte elaborou algumas dicas para que essa fase ocorra de forma mais tranquila tanto para o diretor quanto para a escola e seus alunos. Confira:

Aprimore a capacidade de trabalhar em equipe

O gestor depende de uma sintonia eficaz entre coordenadores, professores, secretários, inspetores e profissionais que atuam no quadro administrativo. Deve motivar os times e uma visão crítica do trabalho, buscando, através de um processo bilateral de diálogo, estabelecer melhorias para a instituição.

Se possível, peça auxílio ao ex-diretor

Caso esse diálogo seja possível, o diretor anterior pode ser um importante parceiro na fase inicial da nova gestão, já que pode compartilhar suas experiências e apontar problemas mais urgentes a serem resolvidos.

Conte com o aconselhamento de docentes e demais funcionários

Os profissionais que já estão na instituição há mais tempo conhecem bem o funcionamento da escola, seus métodos, público e dificuldades. Caso você não tenha feito parte do quadro de docentes da escola antes de assumir a direção e se sinta um pouco deslocado em relação às diretrizes da escola, contar com a ajuda desses profissionais é fundamental.

Deixe o tempo ser seu aliado

Para realizar mudanças em uma cultura institucional (caso esse seja o objetivo) é preciso um certo tempo para que todos se acomodem às novas resoluções. Preveja esse período de adaptação em seu planejamento.

Discuta os projetos com a equipe

Melhor do que chegar com um novo projeto para ser implantado de forma imediata é elaborá-lo contando com a ajuda dos demais profissionais da instituição. Essa parceria certamente irá enriquecer as novas diretrizes e mostrará a equipe que você valoriza e considera suas posições. Sem dúvida, isso trará um ambiente mais fácil de se trabalhar para todos os envolvidos.

Saiba aceitar críticas e opiniões contrárias

Esta é uma habilidade absolutamente fundamental para criar um ambiente saudável nessa fase delicada de transição. Dessa forma, a equipe terá mais confiança e proximidade com seu trabalho.

Tenha bons argumentos

As decisões que objetivam mudanças e melhorias nas condições de ensino da instituição devem ter justificativas concretas e embasadas. Construa seus argumentos através de um estudo profundo da condição atual da escola.

Permita-se ser conhecido

Abra a sala de direção à comunidade escolar – receba as famílias, membros da equipe e alunos.

Dessa forma, pode-se concluir que para estrear no cargo de diretor com sucesso é necessário conhecer profundamente a instituição e contar com a ajuda de pessoas que já estão ligadas ao dia a dia da escola. Além disso, tomar boas decisões para melhorar a gestão certamente irá melhorar a qualidade do trabalho de toda a equipe. Pensando nisso, a Sponte disponibiliza aos seus clientes soluções eficazes e completas para gerenciamento escolar que preveem os diversos desafios envolvidos nessa atividade.

Entre em contato conosco e veja o que a Sponte pode oferecer à sua instituição de ensino!

Veja também: 4 Dicas para ser um líder eficaz nas escolas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *