Skip to main content

Como envolver os jovens na escola com o uso da tecnologia

As escolas estão sempre buscando maneiras de envolver os jovens com o seu próprio aprendizado. Uma maneira de atingir esse objetivo é por meio do uso da tecnologia em sala de aula, sendo que esta é uma prática essencial por ser algo que está fortemente inserido do dia a dia dos alunos e pode motivar a participação nas aulas.

Os estudantes de hoje são denominados de nativos digitais. Para engajá-los em sala de aula, é preciso utilizar metodologias inovadoras e que despertem sua curiosidade por aprender. Uma dessas metodologias é a implementação da tecnologia em sala de aula.

Neste artigo, você vai descobrir como envolver os jovens na escola com o uso da tecnologia a fim de que sejam aplicadas práticas que aprimorem o modo como aprendem e que resulte em melhores desempenhos. Continue acompanhando.

5 maneiras de envolver os jovens na escola por meio da tecnologia

Está cada vez mais fácil incluir a tecnologia nas escolas e, assim, envolver os jovens nas práticas de ensino-aprendizagem. Existem diversas maneiras de fazer isso, já que há vários recursos digitais disponíveis, como aplicativos, dispositivos móveis, entre outros. Confira a seguir!

1. Utilize a tecnologia como complemento para os materiais habituais

A tecnologia deve ser utilizada como um complemento para os materiais que já são usados nas aulas, como livros didáticos e apostilas. Assim, ela precisa ser implementada como um complemento que ofereça conteúdos diferentes. Uma forma de fazer isso é com a apresentação de vídeos do YouTube que sejam relacionados com o tema da aula.

2. Explique para os alunos como e onde eles podem encontrar informações

Em tempos de disseminação de notícias falsas uma maneira de envolver os jovens com o uso da tecnologia é explicando para os alunos como e onde eles podem encontrar informações verdadeiras e de fontes seguras. Ou seja, é essencial preparar atividades que apresentem os sites e meios digitais confiáveis nos quais eles podem buscar notícias e novos conhecimentos.

3. Acrescente o uso de meios digitais em sala de aula

Os estudantes de hoje dominam o uso de internet e tecnologia e, por essa razão, eles vão se sentir mais motivados em sala de aula quando tiverem acesso às ferramentas digitais. Sendo assim, acrescente o uso de redes sociais, portais de notícias, blogs e outros meios em sala de aula e utilize a tecnologia para deixar as aulas mais interativas. Por exemplo, a escola pode verificar a possibilidade de disponibilizar tablets para que os alunos façam pesquisas.

4. Inclua a tecnologia nas avaliações e trabalhos

Algumas escolas estão envolvendo os jovens na escola com trabalhos e avaliações que exijam que eles usem redes sociais com objetivos didáticos. Por exemplo, o professor pode solicitar que seus alunos criem um perfil no Twitter para postarem informações sobre um determinado conteúdo que estão estudando em sala de aula, como um período da História ou um livro utilizado nas aulas de Literatura. Como os estudantes preferem tarefas como essa, eles vão ser mais participativos.

5. Tenha professores que conhecem as ferramentas digitais

Para envolver os alunos com a tecnologia em sala de aula, é fundamental que o professor em questão saiba como utilizar as ferramentas digitais para que consiga transmitir seus conhecimentos para os estudantes. Os professores precisam estar aptos a utilizar esses recursos de modo que possam oferecer boas aulas.

Em sua escola é feito o uso de tecnologia? Deixe a sua resposta nos comentários! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *