Como ajudar seus alunos a lidarem com a ansiedade da época pré-vestibular

Os alunos que vão prestar o vestibular nos próximos meses passaram por um ano de muito estudo, concentração e estresse. Chegando no momento final dessa trajetória, é fundamental que os estudantes tenham apoio emocional para conseguirem lidar com a ansiedade que sentem em relação às provas.

É comum perceber que esses jovens apresentam desgaste emocional devido à pressão que a escola, a família e eles mesmos acrescentam a esse processo de grande importância para o futuro de cada um deles. Assim, a escola pode colocar em prática algumas medidas que os auxiliam a descansar e a se sentirem mais confiantes – e preparados para os vestibulares.

Como ajudar os alunos de sua escola na época do vestibular

Os alunos podem não conseguir se concentrar nos estudos finais e não absorverem os conteúdos por conta do estresse, o que pode prejudicá-los no momento da avaliação. Por isso, é essencial que os professores consigam aplicar maneiras de trabalhar a ansiedade dos alunos e fazer com que fiquem seguros de suas capacidades.

Converse com os estudantes

Há casos em que os alunos se sentem inseguros em relação à sua capacidade de realizar uma boa prova, e muitas vezes precisam de alguém para conversar. Dessa forma, a escola pode disponibilizar um profissional que seja empático e dialogue com os alunos sobre o que eles estão sentindo nesse momento importante para suas vidas. Possibilite um momento no qual os estudantes expressem o que estão sentindo. Ao receberem esse suporte, os alunos se sentirão melhores e mais bem preparados para os vestibulares que irão prestar.

Incentive a prática de atividades físicas

Para aliviar o estresse dessa etapa é essencial que os alunos pratiquem atividades físicas. Para isso, a escola precisa incentivar a prática de esportes para promover relaxamento e diversão aos estudantes.

Possibilite momentos de descanso

É essencial que nessa fase final da preparação para os vestibulares, os alunos tenham momentos de descanso e lazer. Depois de muitos meses estudando e realizando simulados, é preciso descansar para que possam fazer uma boa prova. Dessa forma, acrescente ao período das aulas momentos de descontração e de atividades livres para que eles possam se sentir relaxados.

Tenha a família dos estudantes como aliada

A escola pode fazer a sua parte para auxiliar os estudantes proporcionando momentos de descontração, mas é fundamental que a família esteja presente nesse momento. Os professores podem solicitar que os pais e responsáveis conversem com os estudantes e ofereçam o suporte que eles necessitarem. Os familiares podem observar se os jovens estão saudáveis, se estão conseguindo dormir bem e se eles estão tendo períodos de descanso.

Oriente os alunos a terem uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é algo necessário em qualquer período do ano, mas com a chegada dos vestibulares, os alunos podem ter problemas de baixa imunidade devido a ansiedade. A equipe pedagógica deve encontrar maneiras de incentivar e orientar que os alunos façam refeições leves nutritivas, como atividades na cozinha da escola e na elaboração de cardápios que sirvam de inspiração. Assim, os estudantes estarão com o organismo preparado para tantas horas de estudos e de prova.

Como a sua escola ajuda os jovens a lidarem com a ansiedade na época dos vestibulares? Conte para nós a sua experiência nos comentários!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *