Como ajudar os adolescentes a construir um projeto de vida.

Ter uma perspectiva do futuro é uma forma eficaz de mostrar aos jovens que vale a pena investir nos estudos. Por isso, a importância da escola contribuir para despertar em seus alunos essa visão. Construir um projeto de vida, no qual o jovem tem uma ideia do profissional que quer ser e do estilo de vida que quer adotar é o começo de tudo. Estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo são estratégias melhores que estipular pequenas metas que, quando alcançadas, gerem frustração.

O melhor, então, é ampliar o pensamento dos adolescentes, ajudando-os a enxergar além dos benefícios diretos de se construir uma carreira e ser um profissional. É uma tarefa complexa de ser tratada dentro do ambiente escolar, mas construir uma visão positiva do futuro estimula os jovens a batalhar por ele.

Planejamento

Os jovens querem conhecer o mundo? Planeje junto com eles a possibilidade disso acontecer. Liste as opções de carreiras que podem levar a isso e quais habilidades elas exigem. Se eles tem o desejo de ser donos do próprio negócio, passar noções básicas de administração pode ser algo que irá alavancar esse potencial. Manter o tom motivador é essencial, e identificar os obstáculos também. Analise junto com o aluno as possibilidades que ele possui.

Não desmotive

Não “quebre” os sonhos dos seus alunos, por mais que a visão que ele tenha do futuro seja fantasiosa. Ao invés de desmotivar, impulsione ideias. Mostre que nada será perfeito, mas algumas coisas podem ser previstas. Se as ideias dos alunos puderem ser colocadas em prática já na fase escolar, dê suporte para que eles concretizem os primeiros empreendimentos.

Pode mudar de ideia.

Deixe seus alunos abertos a possíveis mudanças de rumo. É uma fase complicada para tomar grandes decisões e é normal que eles queiram tudo e nada ao mesmo tempo. Deixe as opções ali, para que eles escolham. Eles provavelmente irão reorganizar o próprio projeto de vida algumas vezes, ajustando oportunidades e adversidades.

O mundo está aí.

A geração atual nasceu em meio a democracia, liberdade sexual, estabilidade econômica e tantas outras conquistas. Isso pode gerar a falsa sensação de que não há nada a ser feito pelo mundo. Mostre as inúmeras mudanças que ainda precisam ocorrer, ressalte as desigualdades, os conflitos, a falta de recursos naturais. Faça com que eles criem uma simpatia pelo social, e queiram se mobilizar por alguma causa.

O mundo é gigante!

Ter conhecimento de outras realidades pode ajudar os alunos a se identificar com alguma causa. E não precisa ir longe: leve seus alunos em uma instituição sem fins lucrativos da própria cidade, mostre documentários ou realize pesquisas online nas quais eles verão que o mundo é diferente em cada lugar. Estimular os jovens a conhecer outras realidades faz com que pensem maior, fora da caixa.

Um bom projeto de vida pode e deve começar dentro da escola. Além de estimular os estudos para alcançar um objetivo futuro, leva os jovens a conhecer realidades e ideais que não estão nas matérias escolares, agregando conteúdo para suas vidas. 

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *