Skip to main content

Captação de alunos: conheça as melhores técnicas

Uma escola precisa elaborar um planejamento eficiente para que possa ter um bom desempenho durante o ano letivo. Entre as questões abordadas nesse planejamento estão as estratégias de captação de alunos, uma prática fundamental para aumentar a adesão de novos alunos.

Quais são as melhores técnicas para captar alunos?

Utilizar as melhores técnicas para a captação de alunos é uma maneira de conseguir fazer com que pessoas interessadas – podendo ser pais ou responsáveis em busca de uma instituição de ensino para seu filho – na sua escola se transformem efetivamente em estudantes matriculados.

Confira a seguir quais são as melhores técnicas para transformar os leads de sua escola em verdadeiros estudantes no próximo semestre. Continue acompanhando.

Invista em Marketing Digital

Atualmente, os consumidores têm o hábito de buscarem informações sobre um determinado serviço ou empresa na internet. E quando se trata de procura por escola, seja para si ou para um filho, não é diferente. Por isso, é fundamental investir em Marketing Digital, sendo essa a principal técnica para alcançar as boas práticas da captação de alunos.

O marketing digital envolve diversas estratégias que têm como objetivo fazer com que o público-alvo engaje com a marca da sua escola, como publicações nas redes sociais, anúncios pagos em outros sites, e-mail marketing, entre outras. No entanto, é essencial que essas estratégias sejam desenvolvidas de acordo com a persona que a escola deseja alcançar.

Sendo uma maneira de fazer com que a sua escola esteja inserida na era digital, com as técnicas de marketing aplicadas nas estratégias de captação é possível desenvolver uma imagem consistente e relevante da sua instituição de ensino.

Desenvolva uma comunicação eficiente

Outra técnica essencial para captar novos alunos é com o desenvolvimento de uma comunicação eficiente. Ou seja, utilize uma linguagem que esteja de acordo com o público-alvo da sua escola para que possa proporcionar uma experiência de aproximação entre estudante e instituição de ensino.

Para seguir essa estratégia, é necessário desenvolver e publicar conteúdos que apresentem informações relevantes para que a sua escola seja capaz de gerar lembrança de marca tanto para aqueles que não são matriculados quanto para as pessoas que já são estudantes.

Essa também é uma maneira de apresentar para o público-alvo as principais vantagens de se matricularem em sua escola, como metodologias de ensino inovadoras ou uma infraestrutura equipada com instrumentos de tecnologia. Com essa comunicação eficiente, será possível construir um relacionamento entre estudante e escola.

Tenha um diferencial em relação ao mercado

O mais importante para captar alunos é apresentar algo que seja um diferencial em relação às demais escolas. Esse diferencial pode ser o material didático, as tecnologias inseridas em sala de aula, o projeto político pedagógico, o corpo docente, entre outros.

Esse diferencial deve ser apresentado nos conteúdos publicados nas redes sociais e no site. Assim, o público-alvo que você, gestor, deseja captar vai reconhecer na sua escola o espaço ideal para fechar mais uma matrícula.

Conte uma boa história sobre sua escola

A técnica chamada de Storytelling trabalha a contação de histórias como uma ferramenta de engajamento, em que uma narrativa comum é transformada em uma história envolvente por meio do uso de diversas características, como a estruturação da história e adaptação para o formato em que será veiculada.

Com o uso da técnica Storytelling, a sua escola pode captar novos alunos ao apresentar o que a instituição oferece e a sua importância para a comunidade em que está inserida. Uma boa história é capaz de transmitir uma mensagem inspiradora, estabelecer uma conexão com o público-alvo e desenvolver a lembrança de marca para o usuário.

Trabalhe a retenção de alunos

Buscar maneiras de captar os alunos é essencial, mas é igualmente importante reter os estudantes que já fazem parte da sua escola. Para isso, o gestor precisa desenvolver uma escola em que todos se sintam bem acolhidos e que possam crescer como estudantes e como indivíduos.

Garantir que os ambientes da escola estejam com a manutenção em dia, motivar os professores para que possam dar boas aulas, fazer o acompanhamento dos estudantes, entre outras práticas, são maneiras de trabalhar a retenção de alunos e garantir a fidelização.

Quais técnicas são utilizadas para captar alunos em sua escola? Nos conte a sua experiência! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *