Aproveite as férias para replanejar suas ações.

O término do primeiro semestre acontece agora em julho. Um período de descanso que pode ser aproveitado para reavaliar as ações, e então começar o próximo semestre com um cronograma elaborado. Para isso, coordenadores pedagógicos devem estar atentos as transformações da escola, refletindo sobre as práticas pedagógicas. Aqui vão algumas dicas.

1 – Planeje uma reunião pedagógica.

Monte uma pauta antes de entrar em reunião com os objetivos e itens a serem discutidos com a equipe. Leve as estratégias que a instituição possui e planeje metas que possam ser atingidas até o próximo encontro.

2 – Avalie como foram os primeiros 6 meses.

Analise as condições de ensino, os resultados das avaliações, as aprendizagens alcançadas e os processos dos educadores. Reflita junto ao seu corpo docente as metodologias aplicadas em sala de aula.

3 – Repense.

Organizar o trabalho pedagógico em julho é mais fácil. A equipe está entrosada, os educadores já conhecem as turmas e a gestão escolar. Então, escute a equipe e repense estratégias utilizadas e, se necessário, proponha mudanças que melhorem o processo de ensinar e aprender.

4 – Defina temas e metas. 

Planejar todo um semestre demanda tempo e dedicação. Para organizar seu cronograma, defina alguns temas chaves que precisam ser desenvolvidos no segundo semestre e repasse para sua equipe. Pode ser definição de livros didáticos e as avaliações externas.

5- Faça disso um documento formal.

Não pode ficar só na conversa. Faça um documento formal e distribua para educadores, gestores e demais profissionais. Quanto todos conhecem os métodos e estratégias da escola fica mais fácil montar aulas e trazer conteúdos para as turmas, avaliando se os temas abordados na reunião são funcionais ou não.
Escute sua equipe. Leve sempre conteúdos e modelos novos para seus educadores. E um ótimo início de segundo semestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *