A importância de uma boa Gestão Financeira

UMA GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE É UM DOS PILARES ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Para que o processo de gestão financeira alcance resultados positivos é importante que esteja acompanhado de um planejamento estruturado. Desta forma é possível ter a previsibilidade acerca das diversas situações que ocorrem na rotina das instituições, como gastos com equipamentos, material didático, material de trabalho, pagamento de funcionários, entre outras atividades envolvidas no funcionamento da instituição.

CONHEÇA ALGUMAS FERRAMENTAS QUE SÃO GRANDES DIFERENCIAIS PARA UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA CENTRO DE CUSTOS

Através dele é possível fazer a combinação de lançamentos financeiros, possibilitando uma visão ampla do fechamento de caixa diário, geração de receita e aplicação dos recursos e despesas. Oferece aos setores da escola mais autonomia e responsabilidade, além de proporcionar confiança ao gestor financeiro na visualização dos resultados.

COMBATE À INADIMPLÊNCIA

Para minimizar o descumprimento do pagamento das mensalidades, existem mecanismos inteligente que enviam notificações automáticas através de e-mail e SMS, alertando os pais e responsáveis sobre o vencimento das mensalidades. Outro recurso é a venda na recorrência de crédito, tecnologia usada por streamings como Spotify Netflix, em que a mensalidade escolar é debitada automaticamente no cartão de crédito mensalmente, evitando esquecimentos e garantindo a receita.

RELATÓRIOS FINANCEIROS

Auxiliam na identificação de fatores que precisam ser analisados, como, por exemplo, acompanhar se todas as contas estão em dia, se as margens de lucro e os gastos estão em equilíbrio e facilitam também na tomada de decisões essenciais a uma gestão eficiente da instituição, como oportunidades de investimento ou a necessidade de ações para captação de recursos.

REDUÇÃO DE CUSTOS BANCÁRIOS

Há recursos disponíveis no mercado que não só ajudam no controle da inadimplência como também reduzem os custos bancários e otimizam a rotina da equipe financeira. Um exemplo disso é o boleto automatizado, em que a emissão e baixa do pagamento é feita de forma automática, sem a necessidade de geração de arquivos CNAB para comunicação com o banco e pagamento de apenas uma tarifa bancária, na quitação do boleto.

CONTE COM O SPONTE!

A prática de uma boa gestão financeira em uma instituição de ensino requer um software de gestão que auxilie no gerenciamento dos procedimentos e demandas da área.

 O Software de Gestão Educacional Sponte dispõe de recursos desenvolvidos para oferecer a inovação que a sua instituição de ensino merece. Tenha a seu alcance as principais ferramentas e módulos para garantir a eficiência na sua gestão financeira.

Ficou interessado? Acesse sponte.com.br e solicite nosso contato.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *