A importância de incentivar os alunos a praticarem atividades culturais nas férias

Desenvolver o repertório cultural das crianças e dos jovens é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essa atitude influencia na construção de caráter dos estudantes e no aprendizado. Por isso, os educadores têm o papel de incentivar seus alunos a praticarem atividades culturais durante o tempo livre entre os períodos de aula.

Neste artigo, você vai saber qual é a importância de colocar essa iniciativa em prática nos últimos dias de aula e incentivar seus alunos a buscarem, junto com as famílias, atividades culturais enquanto estão no período de férias.

Qual é a importância das atividades culturais para o aprendizado?

Os alunos devem ter contato com o aprendizado que vai além das disciplinas tradicionais das escolas – Matemática, Português, Biologia e outras – e por isso precisam ter contato com atividades culturais para que possam trabalhar a sua criatividade. Tais atividades fazem com que os alunos aprendam de uma maneira que está mais relacionada com as metodologias de ensino atuais.

Todo estudante precisa ter seu repertório cultural desenvolvido desde cedo. Essa prática precisa ser incentivada pelos adultos que fazem parte da vida dos mais novos. A construção do repertório cultural pode ocorrer por meio da participação de brincadeiras que explorem diferentes conhecimentos, por meio do contato com filmes, músicas, peças de teatro e muito mais.

Entrar em contato com as mais diferentes culturas do Brasil e do mundo faz com que as crianças e os jovens descubram novos mundos e outras perspectivas, além de terem a oportunidade de aumentarem a sua bagagem cultural. Estudantes que têm contato com a cultura desde cedo são mais capazes de desenvolver os principais valores da vida em sociedade e de saberem interpretar diferentes assuntos do cotidiano.

Esse convívio com outras culturas deve ser trabalhado em sala de aula por meio de atividades lúdicas e que acrescentem novos conhecimentos para os estudantes. Os educadores precisam estar constantemente buscando maneiras de apresentar valores culturais durante o ano letivo e quando chegar o final das aulas, devem incentivar os alunos a participarem de atividades culturais com suas famílias.

Como incentivar os alunos a praticarem atividades culturais nas férias

As férias são o momento ideal para que os estudantes possam praticar atividades culturais, visto que as famílias passam a ter mais tempo livre para aproveitarem esses passatempos. Antes de finalizar o ano letivo, os educadores precisam incentivar seus alunos a desenvolverem esse hábito nas semanas seguintes. Confira a seguir quais são as principais maneiras de incentivá-los.

– O educador pode fazer uma relação das atividades que fazem parte da programação de férias da cidade e de seus centros culturais;

– A escola pode marcar uma reunião com os familiares com o objetivo de discutir com eles qual é a importância de ter acesso a cultura para o aprendizado dos alunos e para seus desenvolvimentos;

– Durante essa reunião, os educadores também podem explicar como a prática de atividades culturais em família faz com que seja um tempo de qualidade para todos os envolvidos;

– Nos últimos dias de aula, a equipe pedagógica pode fazer atividades com os alunos pedindo para que eles escrevam e contem quais são seus passatempos favoritos e o que gostam de fazer. Pergunte se eles gostam de ir no cinema, no teatro e se têm esse costume;

– Converse com as crianças e com os jovens com o intuito de explicar como a cultura tem uma grande influência em suas personalidades;

Como as atividades culturais são trabalhadas em sua instituição? Existe o incentivo para que as famílias frequentem eventos dessa natureza durante as férias? Deixe o seu comentário para nós!

Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *