A importância de avaliar os alunos da Educação Infantil e 4 maneiras de implementar essa prática

A Educação Infantil é considerada como o início do desenvolvimento educacional e pessoal do aluno. Nessa etapa a criança começa a desenvolver a habilidade de se comunicar, a entender o mundo ao seu redor, a ler e a escrever. Dessa forma, avaliá-las durante a faixa etária correspondente a Educação Infantil é uma prática de grande importância.

Cabe aos professores dessa etapa educacional a responsabilidade de avaliar o desempenho das crianças de 0 a 5 anos, idades as quais se encaixam como Educação Infantil segundo o MEC, e reconhecer como elas estão aprendendo, entre outras atitudes.

Afinal, qual é a importância de avaliar os alunos da Educação Infantil?

Realizar a avaliação dos alunos da Educação Infantil é fundamental, já que por meio dela é possível acompanhar o desempenho emocional e cognitivo de cada criança. É necessário que o professor reconheça que avaliar os alunos dessa etapa não significa qualificá-los, compará-los ou julgá-los, mas entender suas habilidades e preferências.

Além disso, é uma maneira de analisar a prática pedagógica e o modo como o professor conduz sua turma de alunos e como os incentiva em seu desenvolvimento. O educador precisa utilizar atividades que auxiliem as crianças a evoluírem em relação às suas ideias, manifestações de interesses e ao modo como lidam com seus sentimentos.

Como implementar essa avaliação

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, seção 11, a qual refere-se à Educação Infantil, lê-se no artigo 31 que “a avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental”. Dessa forma, é fundamental que a escola saiba avaliar cada criança respeitando as suas diversidades e personalidades.

Para isso, existem diversas maneiras de implementar e realizar essa importante avaliação, garantindo que as características de cada aluno sejam analisadas de formas e contextos diferentes. Confira a seguir 4 maneiras de implementar a avaliação na Educação Infantil.

  1. Observar cada criança individualmente

O professor responsável pelas turmas da Educação Infantil pode realizar uma avaliação baseando-se na observação de cada criança. Recomenda-se que essa observação seja feita individualmente, uma vez que dessa forma o educador poderá entender realmente como cada criança se comporta em relação às brincadeiras e demais atividades propostas, ao que está sendo ensinado nas aulas, à interação com seus colegas de turma e outros aspectos.

Essa observação precisa ser feita com certa frequência para que um acompanhamento regular seja feito. Após realizar a observação de diferentes aspectos, o professor tem a responsabilidade de registrar as informações constadas e reuni-las em um material como um diário de bordo da turma.

  1. Solicitar a participação dos pais e dos responsáveis

Há escolas que não gostam da participação dos pais e dos responsáveis nas atividades internas. Porém, por se tratar de uma etapa como a Educação Infantil, é essencial que a escola solicite a participação dos pais e dos responsáveis para que eles possam acrescentar informações sobre as crianças, como seus interesses e preferências.

  1. Construir o portfólio de cada aluno

Com a construção de um portfólio, a escola consegue reunir os diversos trabalhos de cada aluno, sendo uma das principais maneiras de registrar o desenvolvimento de cada um, assim como os percursos cumpridos por sua aprendizagem. Além disso, essa é uma maneira de praticar uma avaliação em que a criatividade de cada criança é colocada como ponto central.

  1. Pedir que façam autoavaliação

Apesar de serem crianças de até 5 anos, é essencial que os professores os estimulem a fazer uma autoavaliação. Converse com os alunos sobre suas habilidades e questione-os em relação ao que apresentaram como dificuldade em determinada atividade, por exemplo. É uma maneira de permitir que a criança faça uma reflexão sobre seu próprio aprendizado e que aprenda a comunicá-la.

A sua escola já realiza a avaliação dos alunos da Educação Infantil? Como essa prática é feita? Deixe a sua experiência nos comentários abaixo.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *