Skip to main content

A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos

A literatura tem um papel de extrema importância na formação dos indivíduos. Ela é a responsável por estimular a criatividade, a imaginação e por auxiliar na construção de diversos conhecimentos. Por isso, é fundamental que o corpo docente das escolas reconheça a sua relevância para o desenvolvimento dos alunos.

Neste artigo, vamos apresentar quais são as razões para a importância da literatura e como inseri-la no dia a dia escolar.

A importância da literatura para o desenvolvimento dos alunos

A literatura tem uma grande importância para o desenvolvimento dos alunos por ser uma prática que permite a evolução das habilidades socioemocionais, principalmente. É o hábito de leitura que faz com que as crianças e os jovens ampliam a sua imaginação, criatividade, trabalhem a construção de vocabulário, a interpretação de mundo, além de ajudar em sua formação como indivíduo.

Quando inserida desde cedo na vida de uma pessoa, a literatura permite que esse indivíduo adquira o gosto pela leitura. Com essa atividade presente no dia a dia dos estudantes, há como trabalhar o processo pedagógico por meio de recursos lúdicos, como a contação de histórias.

Além disso, a literatura auxilia na construção de uma ponte entre o que é realidade e o mundo da fantasia. Isso permite uma identificação do aluno com a história e com os personagens envolvidos, algo que desenvolve emoções, valores.

A sala de aula é um dos principais lugares para se trabalhar a literatura, além de ser uma maneira de os educadores direcionarem seus alunos a se interessarem por leitura. É com o hábito de leitura que as crianças e os jovens praticam a sua interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário.

Como inserir a literatura no dia a dia escolar

O gestor escolar pode inserir a literatura no dia a dia de sua instituição de ensino de diferentes maneiras, e sempre com o apoio de sua equipe pedagógica. Continue acompanhando para saber quais são as principais maneiras de acrescentar a leitura no cotidiano de seus estudantes.

Acrescente a leitura desde o início

É imprescindível que a literatura seja inserida desde muito cedo na vida das pessoas. Assim, as crianças e os jovens vão ter a literatura como uma importante ferramenta que os auxiliará a se desenvolverem em diferentes âmbitos de suas vidas. Quanto mais cedo a literatura é apresentada para um indivíduo, melhor ocorre seu desenvolvimento e crescimento.

Planeje atividades interdisciplinares

A literatura não deve estar presente apenas na aula de Português. Para isso, é essencial que a equipe pedagógica desenvolva planejamentos de aulas e de atividades interdisciplinares que utilizem diferentes leituras para estimular o conhecimento dos estudantes. Com isso, os alunos conseguem perceber como é importante ter a leitura em suas vidas e como o hábito de leitura pode ajudá-los a estudar para as variadas disciplinas.

Ofereça o acompanhamento do professor

O ambiente de sala de aula apresenta várias oportunidades para que os estudantes comecem a ter o gosto pela leitura. Ter o acompanhamento do professor é uma prática bastante recomendável por ser algo que auxilia os alunos a entenderem o que estão lendo – principalmente em relação a interpretação de textos – e o que mais gostam de ler – como os gêneros literários.

Garanta que os alunos tenham acesso aos livros

Ter a garantia de que os alunos tenham acesso aos livros em sua escola é uma tarefa de grande importância para que eles desenvolvam o hábito de leitura. Uma escola que é preocupada com seu corpo discente, faz o que é necessário para cumprir com essa tarefa, como manutenção e ampliação da biblioteca, renovação do acervo, entre outras.

Pratique debates sobre a leitura

Uma maneira de demonstrar a importância da literatura para os estudantes de sua instituição é com prática de debates sobre uma determinada leitura. Conversando sobre suas respectivas interpretações, opiniões sobre o que leram e outros assuntos, eles têm a oportunidade de perceberem como a literatura é capaz de influenciar em suas interpretações da sociedade e de suas vidas.

Como a literatura é trabalhada em sua escola? Comente a sua experiência! Conte sempre com o Sponte, seu Software de Gestão Educacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *